6 Documentários para ver na Netflix e repensar seus hábitos!

25 setembro

Olá, como vão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. Uma forma de aproveitar essa quarentena para ganhar conhecimento é através dos inúmeros documentários oferecidos pela Netflix. Hoje trouxe 5 dos meus documentários favoritos para você assistir na Netflix e repensar alguns de seus hábitos. 



WHAT THE HEALTH
Um documentário sobre a nossa alimentação que nos faz repensar MUITO sobre o que ingerimos constantemente e a relação dos alimentos com as doenças mais comuns na vida do ser humano. Fiquei chocadíssima com essas informações e tenho certeza que irá te impactar também, principalmente porque todas as informações do documentário são baseadas em pesquisas de grandes universidades e de médicos muito renomados no mundo da saúde.
documentários para assistir na netflix

UM NOVO CAPITALISMO
Eu, particularmente, gostei muito do tema deste e da forma como ele se desenvolveu. As pessoas que defendem e criticam o capitalismo deveriam ver esse documentário, pois ele apresenta um capitalismo socialmente sustentável, e mostra que esse sistema, apesar de não funcionar atualmente da forma que deveria, ele pode sim ser um sistema em que toda a sociedade ganha. 


MINIMALISM
Como o próprio nome já diz, é um documentário sobre os princípios minimalistas. Em certos momentos, achei algumas atitudes bem extremas, mas é importante lembrar que o minimalismo funciona de forma diferente para cada um, ou seja, algumas pessoas se sentem melhores com o mínimo do mínimo, e outras se sentem melhores apenas reduzindo. Eu já indiquei o podcast dos Minimalistas aqui, e no documentário eles fizeram uma entrevista com o Dan Harris, que adotou o minimalismo em sua vida após sofrer um ataque de pânico ao vivo em rede nacional (também indiquei o podcast do Dan aqui). Veja: 10 podcasts para treinar seu inglês.  

OCEANOS DE PLÁSTICOS
Confesso que esse foi o documentário que mais me tocou, a forma como os problemas ambientais são abordados me fez querer chorar e agir ao mesmo tempo. Ele mostra claramente os efeitos do atual sistema econômico sobre o meio ambiente, e como ele tem destruído cada dia mais a nossa casa. Uma das coisas que eu achei mais interessante neste documentário, foi a forma como os produtores deixaram claros que a responsabilidade também é nossa, principalmente nossa, os "pequenos" consumidores. Não são apenas empresas grandes, mas nós também temos a responsabilidade e o dever de agir, mesmo que de forma pequena, e, principalmente, cobrar dos nossos governantes medidas que protejam o nosso país. 

O DILEMA DAS REDES
Eu sempre entendi a internet como fonte de informação, praticamente uma revolução mundial, em que o conhecimento ficou mais acessível do que anteriormente; porém, esse documentário abriu meus olhos para muitas coisas, principalmente, para como somos manipulados pela mídia para saber aquilo que eles querem que saibamos, e mais nada. Instagram, youtube, facebook, dentre outros milhares de sites e meios de comunicação, a informação não é filtrada; vemos e lemos fake news achando que estamos lendo notícias verdadeiras, nossas opiniões são moldadas pelas redes e por notícias falsas, sem base de pesquisa. 

Resumindo, vivemos em uma Era de pessoas ignorantes, mesmo tendo acesso as verdades na palma da nossa mão. Um bom exemplo disso é a última eleição para presidência no Brasil, campanhas inteiras de fake news, parentes dos nossos governantes constantemente envolvidos em polêmicas de notícias falsas, por quê? Porque eles lucram com a nossa ignorância. 

QUANTO TEMPO O TEMPO TEM
Por último, um documentário produzido no Brasil com participações de físicos, filósofos, franceses e muuita pesquisa! É um documentário que nos ajuda a entender como o processo temporal mudou drasticamente nos últimos anos, principalmente após a revolução industrial. Mostra como a ideia de previdência foi criada e o porquê está falida, o processo do aumento da expectativa de vida, ideias transhumanas (será se seremos máquinas um dia?), e, o que me tocou muito, foi a explicação sobre como vendemos nosso tempo no sistema capitalista, sem lado político, apenas explicando como os processos das nossas vidas funcionam, e o valor do nosso tempo. 

Eh isto! Os 6 documentários que eu assistir recentemente e que me fizeram mudar minha forma de pensar. Espero que gostem, até a próxima!

Com carinho, Clara. 

You Might Also Like

2 komentar

  1. Amei as indicações. Já vi alguns e estou doida para assistir The Social Dillema. É tão louco pensar que temos toda a informação um clique de distância e mesmo assim somos tão manipuláveis.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ontem mesmo eu assisti "O dilema das redes" e, nossa, eu ainda estou em choque. Comecei de imediato a procurar ressignificar minha relação com a tecnologia e tenho muita coisa para fazer em relação a isso. Esse documentário é fantástico!

    Gostei muito das suas recomendações. Também já assisti "Minimalism" e alguns dos outros já conhecia, porém sem chegar a ver.
    Abraços ^-^

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram