Rotina matinal e autocuidado para 2022

01 abril

Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. Nesse ano de 2022 eu tenho me esforçado muito para criar uma rotina novamente, porque eu perdi toda minha disciplina em 2021 e estou tentando recuperá-la. E eu sou uma pessoa matinal, gosto de acordar cedo, pois acho que meu dia rende mais e consigo planejar tudo para aquele dia sem correria. 

Pensando nisso, trouxe algumas dicas para vocês construírem uma rotina matinal de sucesso, que irá te atender e te ajudar no seu processo de desenvolvimento pessoal, adquirindo hábitos melhores. 

Vamos lá?
rotina matinal quarentena 2021

Despertar e não só acordar:
Quem nunca acordou 30 minutos antes só para trocar de roupa e tomar café? Eu fazia isso todos os dias. Porém, aprendi que precisamos despertar, e não só acordar. O que significa isso? Significa que seu corpo precisa de um tempo para entender que após 7/8 horas adormecido, ele precisa despertar para mais um dia de atividades. 

Hoje em dia, eu acordo mais cedo do que eu acordava, para conseguir realizar toda a minha rotina da manhã com calma, dando tempo para meu corpo entender que eu preciso dele para cumprir minhas tarefas. E eu percebi que quando faço minha rotina matinal com calma, fico muito mais tranquila e relaxada. Começar o nosso dia com correria só faz com que nós fiquemos mais nervosos logo de manhã, e isso define o resto do seu dia.

Então comece a levantar mais cedo para colocar em prática a sua rotina matinal (próximas dicas), lembrando, sempre, de fazer tudo com calma e sem estresse.
Ter um horário certo para acordar:
Acordar cada dia em um horário diferente não é bom para seu corpo, porque ele nunca irá entender que você precisa acordar em determinado horário, e sempre vai ser difícil levantar de manhã. Nos primeiros dias pode parecer complicado, mas determinar um horário para acordar  é essencial se você quer ter uma rotina produtiva de manhã. Depois de uns dias, seu corpo acostuma e vira um hábito. Um bom hábito.

Defina um horário para acordar, levando em consideração a dica anterior, levantar mais cedo para ter tempo de realizar uma rotina matinal saudável, e fazer dela um hábito. 
Morning Pages ("páginas da manhã"):
Isso tem feito muita diferença para começar meu dia. Assim que eu acordo, pego meu caderninho e começo a escrever tudo o que esta na minha cabeça. Sem ordem, mesmo que não faça o menor sentido, sem pensar demais, só escrever. Isso é maravilhoso, porque, normalmente, nós já acordamos com muita coisa na cabeça, e ter esse momento para esvaziar nossa mente faz muito bem. 

Começar o dia sem pensar demais, só viver, é o que tem feito muita diferença pra mim. Não sei vocês, mas eu sou uma pessoa que penso muito, demais mesmo. Tenho tentado melhorar isso, mas é um processo lento.
Alongar:
Você não precisa fazer yoga ou alongamentos super difíceis de bailarinas. Só alongue. Suas pernas. braços, pescoço, pés e a coluna. Sinta seu corpo vivo. Alongamentos tem muitos benefícios, e eu sempre bato nessa tecla com vocês aqui. Alongar faz muita diferença no meu dia, ainda mais de manhã. Faz eu me sentir disposta para enfrentar o dia inteiro que vem pela frente. 
Meditar:
Eu já tentei meditar logo assim que eu acordei, porém isso só serviu para eu dormir de novo. Medite depois dos outros passos cumpridos (principalmente depois de alongar), porque não terá chance de você dormir sem querer enquanto medita e acordar desesperada depois.

Meditar por 5 minutos já excelente para quem está começando (assim como eu). É muito difícil manter a mente calma por 5 minutos sem pensamentos nenhum, mas tente. Toda vez que vier um pensamento, deixe ele ir. Não se culpe. Só continue. Pelo tempo que você conseguir.  
Tomar café da manhã com calma:
Sério. Faz toda diferença. Esqueça seu celular de manhã. Faça e toma seu café da manhã com calma, sem nenhum eletrônico, apenas você com sua presença. É louco pensar que nós quase não fazemos nenhum refeição sem celular ou televisão. Sempre temos um story para ver, um episódio para assistir, ou um vídeo no youtube para ver. Tente tomar seu café da manhã apenas se concentrando no seu processo para se alimentar. 
Skincare matinal 
Não. Não estou dizendo para você comprar 30 produtos para pele que as blogueiras indicam. Skincare é cuidar da sua pele, mesmo que de forma simples. 

O que eu costumo fazer é lavar meu rosto de manhã só com água, para retirar o creme que passo de noite, e passo protetor solar. Só isso! De noite, o skincare é mais caprichado, mas de manhã não. Só cuide de você. Não desista só porque você não possui os produtos "famosos". 

Eh isso! Espero que vocês tenham gostado. Se tiverem alguma dúvida ou dica, deixe aqui nos comentários para mim! 

Com carinho, Clara.

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4 comentários

  1. Acho posts assim muito motivadores! Você escreve de uma forma simples, e é assim que tem que ser! As vezes a gente ~eu, pelo menos~ faz o maior escarcéu para começar um hábito porque queremos começar com tudo do melhor, mas começar devagar é a melhor forma! :)

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    1. Estou muito feliz com o seu comentário! Tento viver com simplicidade e passar isso aqui no blog. Espero que você possa se identificar e que meus posts sejam úteis para você!
      Abraços!

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  2. Oi Clara!

    Adorei suas dicas. Eu já pratico o morning pages, mas acho que preciso começar a acordar mais cedo. Eu sempre acordo em cima da hora e tenho que fazer tudo correndo. E quando chego no trabalho estou hiper sensível e irritada.

    E nossa, tomar café da manhã, eu nem sei o que é isso durante a semana haha

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  3. Olá boa noite adorei a dica..... Não gosto de acordar cedo mas preciso pois tenho que pegar ônibus para ir ao trabalho.... É como vc disse com o tempo o corpo vai se acostumando

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