Formas de controlar o estresse e ser mais leve e feliz!

06 maio

Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem! Eu tive vários piques de estresse durante essa quarentena, principalmente esse ano. Estresse é algo natural do nosso corpo, um mecanismo de sobrevivência, porém em excesso nos faz muito mal. 

Passei por vários episódios de estresse e hoje tento manter minha mente saudável para evitar alguns surtos. Se você quiser aprender formas para controlar seu estresse, fiquei aqui comigo.

Vamos lá?

Você não pode controlar tudo.

A gente precisa aceitar isso. Parece bobo, mas nós queremos ter o controle de tudo. E, claro, as coisas muitas vezes saem completamente fora do nosso controle. E está tudo bem. Quanto mais cedo você perceber que você não tem o controle, mais fácil será. Pare de se martirizar pelo o que você não possui controle, e comece a se responsabilizar pelo o que você tem controle.

Coisas que não temos controle: clima, ação e reação dos outros, acidentes, mudanças de comportamento dos outros...

Coisas que possuímos o controle: como agimos e reagimos, nosso humor, a forma como falamos, sentimos e como deixamos isso nos influenciar. 

Você não precisa ser produtivo 24 horas por dia.

Essa ideia de produtividade que as pessoas tem nos vendido pela redes sociais é falsa. Nós queremos fazer cada vez mais coisas, e não conseguimos dar conta de tudo porque nosso dia só tem 24 horas. 

Minha dica aqui é: priorizar as cosias que você realmente quer. Faça uma lista com todas os projetos e ideias que você queria começar a fazer na sua rotina. Depois selecione 2  ou 3 mais importantes e faça daquilo um hábito. Se você tiver mais tempo, ou conseguir se organizar, adicione mais projetos na sua rotina. Porém, lembre-se de deixar tempo vago para não fazer nada. As vezes esquecemos que isso é muito importante também. 

Seja grato.

Ficamos tão focadas naquilo que queremos ter, que esquecemos do que temos. E eu aprendi que só podemos alcançar mais coisas e ser feliz na vida, quando aprendemos a apreciar a beleza do nosso. Seja grata por cada pequena coisa, porque são essas que alimenta nossos dias com esperança. Acorde com um pensamento de gratidão. 

Eu sei que pareço aquelas pessoas "good vibes" que agradecem até quando o mundo está pegando fogo (como agora, infelizmente). Mas sabe de uma coisa? O mundo sempre está pegando fogo. Para de tentar criar a vida perfeita para começar a agradecer, você já tem a vida perfeita. Você tem vida. Isso já é suficiente. 

Tenha pensamentos positivos e afaste os negativos.

Emendando com a dica anterior, toda vez que você pensar em algo de forma negativa, RECONSTRUA esse pensamento de forma positiva. Exemplo: ao invés de "hoje meu dia foi muito ruim, não fiz nada". Que tal "aproveitei o dia para descansar, passei meu tempo com a família e minhas energias estão restauradas para eu fazer tudo que preciso amanhã.".

Parece um exercício bobo, mas é um divisor de águas para mim. 

Cuide de você.

Não adianta sermos produtivas, fazermos tudo que precisamos se nós não cuidamos do nosso corpo. Físico (ele que nos sustenta) e emocional (o que nos alimenta). Se alimente bem, coma comida saudável, movimente seu corpo, dance ou faça qualquer outra atividade que você goste. Lembre-se de cuidar da sua mente, com palavras afirmativas, positividade, meditação, gratidão.

Se permita cuidar de você.

Entenda seus limites e aceite-os.

Como eu disse, nós não conseguiremos fazer tudo o que queremos no dia, vamos ter momentos de desfoco, ficaremos cansados e até seremos duros com nós mesmos. Tudo bem. Isso tudo é um processo. Existem pessoas que são mais animadas, positivas, produtivas do que nós, é normal. Não se compare com os outros, se seus limites são completamente diferentes.

Aceite que você esta nessa vida para aprender, e não fazer tudo perfeito o tempo todo. Aceite que você não consegue carregar o mundo nas costas (ninguém consegue). As vezes, queremos abraçar o mundo, e esquecemos de nos abraçar. Seja mais doce consigo mesma. 

Aprenda com o fracasso e tente de novo.

Quem fica bravo com os fracassos e não os aproveita, está perdendo tempo. Aprenda com seus erros e acertos, para você conseguir acertar ou errar menos da próxima vez. Falhas são completamente normais, mesmo para as pessoas que quase nunca falham. Todo mundo já falhou e está sujeito a falhas nessa vida. Somos seres humanos, estamos aprendendo a viver, e, para se aprender, é preciso errar. 

Eh isso! Espero que tenham gostado e que possa ajudar vocês! Obrigada por ler até aqui.

Com carinho, Clara.

You Might Also Like

3 komentar

  1. nossa, quantas dicas válidas, Clara!
    a gente precisa entender esses momentos como parte da nossa vida também e procurar aprender a lidar com eles para que as coisas não saiam do controle. acho que um dos maiores desafios é entender que não controlamos tudo, mas podemos ter melhor domínio de nossas atitudes e reações quando buscarmos isso. é um processo, e muito necessário.
    ótimo post!

    abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
  2. Li todo e amei! Gratidão! Que o divino pai lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram