Como ser muito produtiva - 5 dicas!

16 julho

 Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. Hoje vamos falar um pouquinho mais sobre produtividade e como dar conta de fazer tudo o que precisamos ou queremos. Vou dar algumas dicas de produtividade que mais funcionam comigo e espero que eu possa ajudar vocês! 

Vamos lá?

Dicas para ser muito produtiva


O mito da produtividade:

Gostaria de começar falando sobre isso. Às vezes, achamos que precisamos ser produtivos o tempo todo e que existem pessoas que são produtivas 24 horas por dia (até dormindo). Eu me considero uma pessoa extremamente produtiva e que não tenho muitos problemas com procrastinação, e eu só consegui chegar nesse nível porque aceitei que não consigo ser produtiva o tempo todo, parece um paradoxo, né? Vou explicar melhor.

Tem dias que as coisas realmente estão complicadas para nós, e não conseguimos focar no que precisa ser feito. Tudo bem. Nós só não podemos deixar que essas exceções virem rotina. Indico vocês a observarem o que vocês estão sentindo e se as coisas ao seu redor estão te abalando e atrapalhando sua produtividade, e trabalhar para resolver isso. O que te torna improdutivo? Trabalhe para identificar e resolver o problema. 

Você pode gostar: Como controlar a ansiedade

 

Como ser produtiva - 5 dicas

Se organize e saiba o que precisa ser feito:

Não se pode ser produtivo se você não souber o que precisa ser feito, não é? Então, se organize. Já fiz um post sobre organização, clique aqui para ler. Resumidamente, tenha um sistema de organização que se adapte a você. Você prefere digital ou papel? Eu gosto muito de listas e acho uma forma simples e eficaz para me organizar. 

Faça listas de tudo o que você precisa fazer e está procrastinando há muito tempo, e em todas as áreas da sua vida. Pessoal, profissional, absolutamente tudo! E depois vá encaixando esses deveres nos seus dias, semanas e meses. Saber o que precisa ser feito é o passo número 1 para ser produtiva. 

Se programe

Depois de descobrir qual sistema de organização funciona melhor para você, é hora de se programar! E já adianto: esse passo precisa virar um hábito. 

Na noite anterior, ou de manhã logo que acordar, se programe! O que você quer fazer esse ano? Esse trimestre? Esse mês? Essa semana? Amanhã? Produtividade se relaciona com planejamento. Não ignore esse passo e dê muita importância, pois depois da dica anterior e você saber o que precisa ser feito, você precisa planejar quando vai fazer.
/div>

Torne a produtividade divertida:

Sei que parece um paradoxo e que é impossível ser produtiva e se divertir ao mesmo tempo, mas dá sim! Vou te mostrar como. Exemplo: eu adoro ver vídeos no youtube e sabe como ou torno esse processo divertido e produtivo ao mesmo tempo? Vejo vídeos em inglês ou espanhol. Ou seja, ver vídeos no youtube com os temas que eu gosto é divertido, mas se torna produtivo quando vejo em outros idiomas, porque estou estudando ao mesmo tempo em que me divirto. Legal, né? 

Outro exemplo: escuto podcasts enquanto faço tarefas domésticas (muitas vezes em espanhol e inglês também). Enquanto faço as tarefas, me divirto, estudo e aprendo com os podcasts. Serve com música também. Vocês estão entendendo o ponto em que quero chegar? Torne as tarefas divertidas. Hoje em dia, eu adoro arrumar cozinha, porque sei que vou conseguir escutar uns 3 ou 4 episódios dos meus podcasts favoritos. 

Priorize:

Aceitar que não dá para fazer tudo é muito importante. Temos o hábito de criar listas de tarefas muito grandes com esperança de que conseguiremos fazer tudo aquilo, quando na verdade, não conseguiremos, e nós sabemos disso. Recomendo criar suas listas colocando as 3 tarefas mais importantes para aquele dia e focar em fazer elas primeiro. Depois, se sobrar tempo, você vai realizando as outras tarefas.

Priorize o mais importante, porque é melhor fazer as tarefas mais importantes do que fazer várias não tão importantes assim, pois, se você não fizer as mais importantes, continuará sobrecarregada, mesmo que tenha feito outras mil tarefas não importantes. 

 

Focar no resultado:

Focar no resultado é nada mais nada menos que visualizar o porquê das suas tarefas. Por que você precisa fazer o que está na sua lista? O que quer alcançar com essas tarefas? Tenha em mente o motivo pelo qual você está trabalhando tão duro e sendo produtiva. 

Se você realizar um monte de tarefas sem saber o motivo pelo qual você está dando duro, ficará tão desmotivada e seus projetos não irão para frente. Pense na razão e foque nela todos os dias, principalmente naqueles em que você precisa de uma dose de motivação. 

Essas foram as minhas dicas mais preciosas de como ser produtiva no dia a dia. Espero que vocês gostem e que possam ajudar muito vocês! Obrigada por ler até aqui. Te espero na próxima!

Com carinho, Clara.

You Might Also Like

6 komentar

  1. Oi Clara, tudo bem?

    Gostei bastante das dicas! Ultimamente por conta da ansiedade ando tendo dificuldade de manter uma rotina e com isso a minha produtividade anda bem em baixa. Espero que essa fase mais tensa passe logo rs...

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito que você esteja passando por isso, produtividade é mais para fazer com que tenhamos tudo sobre controle e ter tempo livre do que fazer coisas só por fazer. Espero que você melhore logo,
      Abraços!

      Excluir
  2. Uma das coisas que mais me ajudam é justamente entender que não dá para ser produtiva o tempo todo, além de não ficar me culpando quando não consigo fazer tudo que queria. Respeitar nosso tempo é algo precioso.
    Suas dicas são sempre incríveis, Clara! Tava com tanta saudade de vir aqui ♡

    Abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Any. É sempre bom te ter por aqui <3
      O mito da produtividade nos persegue, as pessoas agem como se precisássemos ser produtivas o tempo todo. Mas isso não existe.
      Abraços!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram