7 dicas de como viver uma vida mais intencional em 2022

20 dezembro

Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. 2021 tem sido um ano de muito reflexão para mim, e eu gostaria que vocês participassem desse processo comigo também. Eu adoraria que vocês sentissem o mesmo que eu. Por isso irei fazer vários posts para compartilhar um pouco mais com vocês, e, se vocês quiserem participar, fiquem a vontade!

Com o avanço da tecnologia, a vida tem passado cada vez mais rápido, e nós a vivemos muito no automático. Isso me incomoda muito. Todas as atividades que precisamos fazer têm nos consumido e nos causa ansiedade e um vazio profundo no peito. Parece que não somos mais os personagens principais da nossa vida. Nós só existimos, e não vivemos, de fato.

Tenho consumido muito conteúdo que me ajude a estar mais presente, e viver uma vida devagar e intencional, resumindo: tenho estudado sobre como me sentir viva, e não apenas um peão no xadrez (não que o peão não seja importante, mas quero ser a rainha da minha própria vida).  E, no post de hoje, vou compartilhar algumas dicas para vivermos uma vida intencional todos os dias. É um exercício diário e difícil, pois estamos acostumados ao piloto automático.

Definir suas intenções baseadas no seus valores.

Quais são suas intenções? Seus valores de vida? Reflita sobre o que você quer para a sua vida. A pessoa que você quer ser e a vida que você quer ter. Muitas vezes, vivemos a vida dos outros e agimos como os outros querem. Pense na suas intenções de vida, seus sonhos, suas metas, dificuldades. Defina sua prioridades e sua vida dos sonhos. Faça de tudo parar vivê-la.

Refletir sobre sua rotina e coloque em prática.

Pegando o gancho da dica anterior, reflita sobre sua rotina. Após definir suas intenções e propósitos para a vida, agora é a hora de colocá-la na sua rotina. Exemplo: quero ser poliglota. Então você tem que começar a estudar. Colocando na sua rotina, separa 20 minutos por dia para se dedicar a esse sonho e propósito. Ou se você quer viajar nas férias, separe um tempo na sua semana para planejar roteiros, guarde dinheiro e etc. 

Qualquer que seja o seu propósito, encaixe-o na sua rotina diariamente. Não se esqueça dele, do seu propósito.



Atenção plena.

As muitas tarefas do dias e responsabilidades, faz com que não prestemos atenção no momento de agora. Estamos sempre pensando na próxima tarefa, ou no passado e futuro. A verdade é que nós só temos o agora, o presente. O passado já passou (desculpa a redundância), e o futuro não nos pertence. Prestar atenção no momento de agora é essencial para viver uma vida mais intencional.

Pode parecer uma tarefa fácil e boba, mas te garanto: não é. É muito difícil. Te desafio a tentar. 

Assuma as responsabilidades.

Quando não vivemos uma vida intencional, acabamos fazendo coisas que não queremos por causa de outras pessoas. E, quando algo dar errado, temos o impulso de culpar as outras pessoas. Pois bem, está errado culpar os outros por suas ações. Assuma o controle da sua vida e as responsabilidades por suas ações. Aja por você, não pelos outros. Dessa forma, você será a única responsável e assumirá as consequências com consciência.



Criar equilíbrio.

Achar o equilíbrio na vida é uma tarefa diária e difícil. Provavelmente faremos isso pelo resto da nossa vida, porque o ser humano, em geral, é desequilibrado. Buscar o equilíbrio na vida é uma forma de viver. Mas o que é buscar esse equilíbrio?

Não deixar áreas da vida desproporcional. É basicamente isso. Olhe para todos as áreas da sua vida: relacionamentos pessoais, família, trabalho, corpo e mente, educação, lazer. Todas essas áreas precisam estar equilibradas. Trabalho não pode ser a única coisa pela qual você se dedica, nem família, nem exercícios físicos, nem mesmo ler livros. Você precisa se dedicar a todas. Claro que temos prioridades, mas precisamos tomar cuidado para não deixarmos de lado tudo por somente uma coisa. 

Aceitar suas limitações.

É normal nós querermos abraçar o mundo e ser produtivas o tempo inteiro. Porém, não é saudável. Aceite que você não tem condições e nem tempo para fazer tudo. Priorize tarefas, mantenha o ambiente organizado, e com o tempo que sobrar, organize-o para você conseguir fazer o que quiser. Porém, se não conseguir fazer, não se cobre. Somos seres humanos, cheios de falhas e limitações. E isso é lindo, pois aprendemos todos os dias com nossos erros e acertos. A vida é uma constante lição.



Aproveite o processo.

Ás vezes, nós focamos apenas no resultado, e esquecemos de aproveitar o processo, que dura toda a nossa vida. Fazendo uma analogia à organização. Ter um ambiente organizado é excelente, mas o processo de organizar o espaço é igualmente gostoso (até mais, às vezes). 

Aproveite o processo, e não fique focada apenas no resultado. Aprenda a amar o processo, com a mesma motivação que amamos o início e o fim. 

Eh isso! Essas foram as dicas que tenho praticado para viver uma vida mais intencional no dia a dia. É difícil, mas tenho colhido ótimos resultados, como alegria e motivação. Espero que gostem.

Com carinho, Clara. 

You Might Also Like

4 komentar

  1. Eu amei o post. Acho que precisamos realmenter viver e sair do modo automático.
    Eu quero fazer mudanças reais em 2022 e esse post foi exatamente oq eu precisava.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que esse ano seja incrível para você!

      Excluir
  2. Aceitar limitações, essa é a dica que eu mais preciso internalizar na minha vida!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram