Higiene do Sono: saiba como fazer e dormir melhor

08 agosto

     Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. Hoje, venho com um assunto que é um problema para mim desde criança: dormir. Quem tem insônia sabe o quão triste é acordar com a sensação de não ter dormido nada e ter que levantar e aguentar o dia como se tudo estivesse bem.

    Começou com uns 8 anos, minha mãe fazia suco de maracujá natural e forte todo dia para eu dormir. Funcionou por um tempo e depois parou. Depois, ela começou a me dar chás e funcionava, até não funcionar mais.

    Assim fui vivendo e aprendendo formas de conseguir ter uma noite de sono melhor. Sem remédios. Minha mãe sempre foi dessas que acredita que sempre é bom evitar remédio, e eu acredito nisso também. Fato é que nosso estilo de vida hoje prejudica nosso sono, então o melhor é cortar hábitos ruins e transformá-los em bom, ao invés de só beber remédio. 

    Muitos eletrônicos atrapalham nosso sono, ansiedade, má alimentação, falta de atividade física, estresse e etc... o melhor é criar uma rotina em que priorizamos o nosso sono que é vital, pois a verdade é que damos pouca importância para o nosso sono e dormimos de qualquer jeito.

    Pensando nisso, trouxe esse post sobre higiene do sono e como ela te ajuda a dormir melhor.

    Vamos lá?

Higiene do sono:como dormir melhor

Dormir e acordar no mesmo horário
    
    Seu corpo tem um "relógio biológico" que precisa ser respeitado. Atividades que requerem muita movimentação precisam ser feitas durante o dia, enquanto o período da noite exige mais silêncio. Por isso, para uma boa noite de sono, é preciso dormir e acordar no mesmo horário com o objetivo de fazer o seu corpo se acostumar àquela rotina. 

    Se você dorme e acorda em horários muito diferentes ao longo da semana, é possível que esse passo demore mais e seja muito mais difícil para você. Pode ser que demore a dormir, durma pouco e fique com sono. O importante é não desistir até seu corpo acostumar.



Deixar o celular longe

    Essa é a minha maior dificuldade. O recomendado é parar de mexer no celular uma hora antes de dormir, pelo menos. Sempre falho nesse item, pois fico assistindo reels bobos no instagram ou respondendo alguém. 

    Minha dica é colocar seu celular em um lugar que você teria preguiça de levantar e pegar, e isso já ajuda para quando seu celular tocar pela manhã você levantar para parar o despertador. Dessa forma, é muito mais difícil você colocar no modo soneca e voltar a dormir.



Atividades relaxantes no período noturno

    É a forma que você dá indícios para o seu corpo que chegou a hora dele descansar, após um dia cheio de problemas e até decepções. Ele precisa ir relaxando aos poucos até conseguir dormir. Pode ser uma leitura relaxante, um chá, meditação, escrita, alongamento suave, skincare, haircare, atividades de autocuidado.

    Aqui no blog temos alguns posts que podem te ajudar com essas atividades relaxantes antes de dormir, vou deixar alguns para vocês aqui embaixo:

Quarto escuro, fresco e silencioso

    Essa era uma das minha maiores dificuldades também. Meu quarto é muito claro, assim que o dia clareava eu já acordava e meu sono era cortado "ao meio". Para resolver isso, comprei um protetor de olhos para dormir, aquelas máscaras mesmo, e funcionou.

    Meu sono não é cortado quando o dia clareia mais, consigo ter sonos sem interrupção. Se onde você mora tem muito barulho, tenta arrumar um protetor de ouvido. O importante é que a gente não pode ser acordado por coisas externas porque corta o nosso sono, como calor ou frio, muita claridade ou barulho.



Atividade física diária

    Atividade física nos da disposição para viver. Ter essa rotina de movimentar o seu corpo e de gastar energia vai te ajudar muito se você tiver problemas com insônia, pois seu corpo vai ser obrigado a descansar por falta de energia mesmo.
    
    Não precisa ser atividades pesadas, eu acredito que aeróbicos nos cansam muito mais e nos dão ais disposição do que musculação. Se seu objetivo é ter mais qualidade de sono, suar é a melhor opção.

Usar a cama somente para dormir

    Eu tenho mania de trabalhar em cima da cama, inclusive estou escrevendo deitada na cama (não me julguem, também estou no processo de higienizar o meu sono, tenho alguns acertos mas também tenho erros). O problema é que se torna um vício. Eu trabalho em cima da cama, e quando vou dormir fico pensando em coisas do trabalho, entendem?

    Meu subconsciente entende que a minha cama é um espaço de trabalho e, por isso, atrapalha o meu sono. Então estabeleça lugares para fazer as coisas e deixe sua cama apenas para dormir. Quem trabalha em home office terá muita dificuldade com isso, mas a gente precisa sacrificar maus hábitos para conseguir ter hábitos saudáveis.


Colocar no papel pensamentos

    Pessoas ansiosas pensam muito, principalmente quando deitam e tentam dormir. Ter uma espécie de caderno para anotar tudo o que se passa na nossa cabeça é essencial. Não precisa fazer sentido, pode rabiscar mesmo, você só precisa esvaziar a sua cabeça para conseguir "desligar sua mente", relaxar o seu corpo e dormir bem.
    
    Excesso de pensamentos causa até sonhos muito ruins ou exagerados, o que se transforma em mau estar para a gente. Tenho esse problema: fico cansada porque sonhei a noite inteira com sonhos exagerados e com muita ação. 

    Esse foi o post de hoje! Espero que tenham gostado e que possa ajudar vocês, até a próxima!
    
    Com carinho, Clara.


You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram