8 formas de ser mais presente no dia a dia

03 agosto

Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. Eu já abordei esse tema algumas vezes aqui, e sempre volto nele porque é um "life-changing". Estar presente e sentir o agora muda a nossa vida, e, por mais simples que pareça, não é tão fácil assim. 

Eu encontro muitas dificuldades com isso porque sou muito sonhadora e acabo vivendo no futuro, fazendo planos para o próximo fim de semana ou mês. Encontrar um equilíbrio entre sonhar e viver o presente é bem mais difícil do que parece, na teoria é bem simples.

Viver o presente, não parece tão difícil, né? Mas, quando tentamos silenciar nossa mente para os mil estímulos que temos do lado de fora, isso parece quase impossível. É um exercício diário de entrar em conexão com si próprio toda vez que sentir que está em desequilíbrio. Não é fácil, mas o resultado vale a pena.

Eu sou uma pessoa muito ansiosa, então, quando falo sobre esse tema, já falo a partir de uma perspectiva de alguém que tem muitas dificuldades por causa da ansiedade. Só que, desde já quero te motivar, o que vale é a tentativa diária, não importa se não conseguirmos o tempo todo.

Visto isso, vou compartilhar com vocês algumas das experiências e dicas que aprendi durante esse tempo de tentativas.


Por que é importante estar presente?

Para mim, a importância vem do sentir a vida. Sentir-me viva sempre foi importante para mim, e isso envolve perceber as coisas acontecendo e perceber as pessoas. Quero guardar os momentos na minha memória para eles não escorregarem entre meus dedos. Quero ver a vida passando. Por isso, estar presente é crucial para mim.

Formas de estar presente diariamente:

Sentir o físico:

Isso inclui qualquer coisa que faça você sentir o seu corpo. Precisamos sentir o nosso corpo vivo, sentir ele se mexendo. Afinal, tudo o que fazemos, fazemos com ele; ou seja, não podemos fingir que ele não existe. Estar consciente dos nossos movimentos faz a gente prestar atenção neles.

Formas de sentir o seu físico:

  • Prestar atenção na sua respiração.
  • Dançar
  • Caminhar 
  • Fazer qualquer atividade física.
  • Praticar autocuidado (skincare, cuidar do cabelo, hidratar o corpo)
  • Fazer uma massagem.

Fazer algo que você ame:

Quando fazemos algo que amamos, temos a sensação que o controle da nossa vida está nas nossas mãos, e essa é o sentimento mais poderoso que podemos ter. Temos vontade de acordar todo dia e enfrentar todas as dificuldades só para poder ter aquela pequena alegria de poder fazer algo que gostamos. Encontre hobbies que você goste, explore seus dons, suas vontades, faça uma bucket list com todas as coisas que você quer fazer antes de morrer e viva a vida! A vida não é tão séria.

Coisas que você pode fazer e amar:

  • Aprender a tocar um instrumento.
  • Aprender um idioma.
  • Praticar autocuidado.
  • Dançar.
  • Cozinhar.
  • Não fazer nada.
  • Assistir um filme ou série.
  • Ler um livro.
  • Fazer um curso de algo que você goste.

Escreva:

Eu sei, bato muito nessa tecla aqui. Mas posso ser sincera? Escrever mudou a minha vida. Eu deposito todos os meus planos, sonhos e ansiedades no papel, e isso me alivia. Faz eu parar de pensar em coisas demais e focar no que eu estou vivendo agora. Às vezes, escrevo romances, contos, crônicas, só para tirar todos esses pensamentos da minha cabeça. E funciona. 

Sobre o que você pode escrever:
  • Escreva sobre seu dia.
  • Escreva seus sentimentos.
  • Escreva uma crônica, poema, conto, livro, o que quiser!
  • Escreva todos os seus pensamentos, sem ordem, apenas o que pensa.
  • Escreva seus sonhos durante a noite.
  • Escreva seus planos ou sonhos que deseja alcançar. 

Passe menos tempo no celular:

É surpreendente o tanto de tempo que gastamos no nosso celular não fazendo nada. Eu sei que algumas pessoas trabalham pelo celular, ou, às vezes, mantém um instabook ou hobbies pela internet (como eu). Mas, tenho certeza, que todas nós sabemos que desperdiçamos tempo só rolando o feed ou vendo vídeos de dancinhas. 
Precisamos prestar atenção nesse tempo que gastamos não fazendo nada. Acesse as configurações do seu celular e veja quanto tempo que você gasta nele e quais são os apps que você mais usa. Se o seu celular não tiver essa configuração, procure apps para baixar que te mostrem isso. 
Se você gasta uma hora todo dia sem fazer nada no celular, poderia ser uma hora a mais de sono, ou uma hora a mais com a família, ou para estudar algo legal, para autocuidado, ou até para leitura. Para mim, tempo gasto no celular sem fazer nada é perda de tempo (e nós não temos tempo a perder).



Medite:

Eu sou a pior pessoa para falar de meditação. Até hoje, sigo tentando e vejo pouca evolução, mas é porque não consigo ser constante. Medito um dia e fico uma semana sem meditar. Uma das minhas metas para 2022 é meditar diariamente. Sou muito ansiosa e penso demais no passado e no futuro, e acabo sendo hostil com o presente. Gostaria de conseguir focar no presente e ver minha ansiedade indo embora. 

Faça como eu, comece com dois minutos diariamente e vá aumentando. O importante é que seja dois minutos intensos, de foco e concentração. 

Ainda escrever um post no final do ano contando como a meditação me afetou.

Focar no que está fazendo:

Esse é outro problema para mim e para as mentes ansiosas, eu imagino. Não consigo focar no que estou fazendo e sempre estou com a cabeça na próxima coisa a se fazer, e isso acaba prejudicando o que estou fazendo. 

Eu tento sempre focar nas sensações. Se estou lavando vasilha, foco no contato da água com as minhas mãos ou no escorregadio do sabão. Se estou ouvindo algo, foco na melodia. Quando for fazer qualquer atividade, escolha uma coisa dentro dessa atividade e foque do início ao fim nela, não deixe seus pensamentos escorrerem para outro lugar.

Passe tempo sozinha ouvindo seus pensamentos:

Você pode não ter reparado, mas a verdade é que fugimos dos nossos próprios pensamentos. A gente não quer ouvir nossa cabeça, às vezes por medo, ou porque não conseguimos nos entender. Mas é necessário. 

Ouvir nossos pensamentos nos ajuda a entender como nos sentimos em relação ao que acontece ao nosso redor. Nos ajuda a refletir sobre a nossa vida e sobre o temos feito dela. É preciso.

Cinco minutos. Já é o suficiente, caso você não tenha o costume de se ouvir e de se perceber. Aposto que depois você vai querer mais tempo para ficar em silêncio consigo mesma.


Técnicas de Respiração:

Não era adepta a isso, simplesmente não achava que funcionasse. Mas funciona. Toda vez que se sentir ansiosa, cansada, desmotivada, procrastinando ou sentindo alguma coisa que te incomode, respire. A gente não percebe nossa respiração, e isso é uma loucura. Como não percebemos se é o que nos mantém vivos? Respiramos o tempo todo e nem nos damos conta disso.

Foque na sua respiração um pouco. Respire fundo 3 vezes e foque. Tenho certeza que será importante para você, porque é para mim.


Eu espero que vocês tenham gostado dessas dicas e que sejam úteis no dia a dia. 

Obrigada por ler até aqui. Até a próxima.

Com carinho, Clara.

You Might Also Like

1 komentar

  1. Amei as dicas. Depois de uma auto avaliação, decidi que precisa mudar tudo na minha vida e ficar presente foi uma das primeiras decisões. A gente quer tanto fazer tanta coisa ao mesmo tempo, que acaba nem aproveitando o momento. Uma das minhas saídas, é tirar um dia para não ter nada programado e ir fazendo tudo o que eu quero no tempo que achar necessário.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram