26 listas para organizar sua vida

01 agosto

    Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. Não sei quanto a vocês, mas listas sempre me fizeram mais organizada e produtiva. Gosto de dar o check nas listas e ver como o meu tempo foi aproveitado.

    Essa é uma ótima forma de colocar a nossa vida em ordem e ser mais consciente do que estamos fazendo com o nosso tempo, e se estamos trabalhando para viver a vida que merecemos.

    Por isso, trouxe, no post de hoje, 26 listas para vocês fazerem no tempo livre e que vai poupa muito tempo no futuro. O objetivo, além de manter organizada, é se divertir também. 

    Vamos lá?


1. Lista de compras no supermercado:

    Isso vai impedir que você tenha que fazer uma lista todas as semanas e que corra o risco de deixar alguma coisa importante de fora e sentir falta depois. A lista pode ser no papel ou até mesmo digital. 

    Você pode fazer de acordo com seu plano alimentar/dieta ou de acordo com a sua vontade mesmo. Claro que terá coisas que você quer comprar no supermercado só uma vez por necessidade, para experimentar, ou porque quer comer algo diferente. E está tudo bem, é só anotar separado.


2. Metas para o próximo mês:

    Não é de forma alguma metas elaboradas que você demoraria um ano ou mais para conseguir. Quando digo metas, quero dizer aquilo que você quer fazer e que sente que fará seu mais mais divertido, saudável e consciente. Por exemplo, eu sempre tenho a meta de ouvir um álbum inteiro de um artista que eu gosto várias vezes para aprender as músicas. Isso é algo que me deixa muito feliz. 

    Não defina metas muito elaboradas, pois você pode desistir mais facilmente. Lembre-se de começar aos poucos e de se divertir, é o mais importante.



3. Tarefas diárias (é preciso escrever todo dia anterior):

    Essa é fácil: antes de dormir, pega uma caneta e sua agenda (ou sua ferramenta digital) e escreva todas as suas tarefas para o dia seguinte, relembre compromissos pessoais e profissionais e tente programar os melhores horários para cumpri-los.

4. Tarefas semanais (limpar casa, ligar para alguém, etc):

    Existem coisas que precisamos fazer todas as semanas, então anote-as para não ter que ficar com elas na cabeça. Deixe sua cabeça livre de várias obrigações e escreva todas no papel. Anote seus compromissos semanais em um planejador semanal, e, dessa forma, não corre o risco de esquecer ou de se atrasar.

5. Tarefas mensais (pagar contas, ir no médico):
    Essa daqui é uma mão na roda. Anotar todos os compromissos mensais evita, principalmente, que você pague juros ou que fique sem uma utilidade. Por exemplo, pagar conta de internet atrasada só traz prejuízo: você vai ficar sem internet e vai pagar juros. Não compensa, lembre-se disso e pague tudo com antecedência. Da mesma forma, marque idas e retornos ao médico, nutricionista, terapia...anote tudo.


6. Bucket List:

    Eu adoro essa. Faça uma lista com todas as coisas que você quer fazer, conhecer, experimentar antes de morrer. E faça planos para poder cumpri-las e riscar da sua lista, essa parte é a mais divertida.

7. Lista da gratidão:

    Só escreva tudo aquilo pelo qual você é grato, e toda vez que precisar se lembrar disso, leia a lista ou anota mais coisas nela.

8. Livros para ler:

    Eu tenho muitos e muitos livros que quero ler na minha lista, e isso ajuda para quando você terminar de ler um, já saber qual vai ser o próximo e não correr o risco de ler o primeiro que aparecer na sua frente e que você nem queria ler.



9. Ideias de presentes:

    Eu nunca sei o que dar de presente para alguém, e sempre sou pega de surpresa. Preciso me virar em 2 dias para poder comprar alguma coisa, e sempre acabo dando sabonetes da Natura. Não é um presente ruim, mas há melhores. Então, faça uma lista com ideias de presentes que cabem no seu orçamento, para aniversários, dias dos pais e mães, namorados e etc.


10. Hábitos saudáveis:

    Escreva todos os hábitos que você quer adquirir para ser a pessoa dos seus sonhos. Se quer guardar mais dinheiro, gastar menos, comer saudável, praticar exercício física. Escreva! E, claro, faça um plano para conquistá-los.


11. Lista de tudo o que você precisa organizar na sua vida:

    Seu guarda-roupa, computador, assuntos pendentes. Anote tudo e faça um por um.


12. Lista dos seus sonhos e metas:

    Quais são suas metas? Comprar um carro? Uma casa? Fazer uma viagem? Um grande casamento? Anote quais são seus sonhos-prioridade e trace um plano para conseguir fazer com que se tornem real.



13. Lista para melhorar:

    Escreva aquilo que você quer melhorar para se tornar uma pessoa melhor e ter uma vida melhor. Você quer ter mais paciência? Ser mais consciente? Ser mais Presente?


14. Listas de hobbies para tentar:

    O que você sempre quis aprender? A dançar, costurar, lutar, surfar? Faça uma lista de todos os hobbies que você gostaria de tentar nessa vida.



15. Lista de lugares para conhecer:

    Todo mundo sonha em conhecer vários lugares do mundo, ou o mundo todo. Não precisa ser somente países, anote as cachoeiras perto da sua cidade que você quer conhecer, cidades vizinhas, praias. O Brasil é lindo! Você não precisa sair do país para conhecer novos lugares.


16. Lista de esportes para tentar:

    Se você gosta de praticar esportes como eu, vai adorar essa. Anote todos os esportes que você acha interessantes e marque uma aula para aprende-los!


17. Lista de filmes para ver:

    Eu sei que você pensa em ver um monte de filme, mas quando, finalmente, tem um tempinho para poder vê-los, não se lembra mais deles! Por isso, anote-os em uma agenda ou no seu celular mesmo para não perder tempo procurando um filme para assistir.


18. Lista de coisas que te faz feliz:

    Eu me sinto completa com essa. Café fresquinho com leite me faz muito feliz. O que te faz feliz? Estou dizendo das pequenas coisas do seu dia que faz tudo valer a pena. Enxergue quais são e faça-as mais.


19. Lista de medicamentos e seus usos:

    Mão na roda para os novos adultos. Eu sempre pergunto a minha mãe qual remédio tomar porque não faço ideia, e, na hora da dor, ninguém para para ler bulas ou procurar na internet. Então, anote os usos, as contraindicações. Quando você precisar, estará ali para te salvar!


20. Lista de receitas favoritas:

    Eu não consigo gravar uma receita na cabeça, e sempre preciso voltar ao site ou ao canal do youtube para ver passo a passo, ou seja, perco tempo. Anotar as receitas é simplesmente agilizar sua vida. 



21. Lista de receitas rápidas para dias corridos:

    Separa essa das receitas favoritas, porque essas podem demorar para ficarem prontas. Ter uma lista de receitas rápidas evita ficar sem comer por não conseguir pensar em nada rápido de ser feito por causa do tempo curto.


22. Listas de séries para assistir:

    Toda vez que acabo uma série nunca sei qual começar, porque não anoto as que me indicam. Ou seja, perco tempo começando uma nova série e fico brava, porque, às vezes, acabo não gostando. Listas servem para impedir perder tempo.


23. Listas de álbuns para ouvir:

    Anote os álbuns dos seus artistas favoritos para poder ouvi-los quando tiver um tempinho sobrando. Eu amo ouvir um álbum direto sem interrupções.


24. Lista de podcasts para ouvir:

    Eu sou bem viciada em podcasts, mas quando acabo um fico sentindo saudades. Por isso, já procuro outros e deixo anotado, e, assim que acabo um, começo outro tão interessante quanto o anterior. Desse jeito, nunca fico sem um bom podcast para ouvir.


25. Lista de desejos (coisas para comprar):

    Antes de sair comprando tudo, faça uma lista daquilo que você realmente precisa comprar e daquilo que você não precisa, mas ficaria feliz se comprasse. Isso poupa um dinheirão.


26. Lista para economizar dinheiro:

    Cortar aquele programa de streaming que você não assiste? Ao invés de pagar Netflix e Amazon, por que não pagar só a Netflix por um tempo e depois só a Amazon? A gente não consegue consumir todos esses programas de streaming. Talvez você possa achar uma academia mais barata, ou economizar a luz.

    Dinheiro não é fácil de se conseguir, por isso precisamos gastá-lo mais conscientemente.
Listas das datas de aniversário de familiares e amigos.

    Esse foi o post de hoje! Obrigada por ler até aqui. Nos vemos no próximo post!

    Com carinho, Clara.

You Might Also Like

3 komentar

  1. Saí de férias e minha rotina foi para o espaço. Agora estou sofrendo para retomá-la. Listar minhas atividades diárias e motivar-me a cumprí-las está tornando esse retorno menos sofrido. Se já não apreciava fazer listas essas sugestões deu-me novas ideias para aprimorar as que já tenho. E todas em um caderno onde amo decorar com colagens, carimbos, letterings, adesivos...

    ResponderExcluir
  2. Suas dicas são sensacionais e muito objetivas !

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram