10 melhores técnicas para melhorar a produtividade

22 agosto

      Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem! 

    Quem aqui não tem problemas de organização e produtividade que atire a primeira pedra, não é mesmo? Vocês sabem que não sou do tipo de pessoa que que priorize produtividade acima de tudo, acredito que deve existir um equilíbrio em nossa vida: produtividade a qualquer custo é estressante, mas 0 produtividade significa que não vamos conquistar nossos sonhos e projetos. 

    Pensando na dificuldade que é conseguir manter uma rotina produtiva que também foque na nossa saúde mental e física com autocuidado, trouxe esse post com 10 dicas para melhorar a sua produtividade sem neura, e tem uma dica extra final muito importante!

    Vamos lá?

1. Priorizar tarefas importantes

    Se você tem pouco tempo e tem muita coisa para fazer, organize a sua lista de tarefas pelas mais importantes e que precisam ser feitas o mais rápido possível. Não adie, apenas faça. Normalmente, essas são as mais chatas de fazer, por isso é importante ter em mente a sua urgência e prioridade. 

    Coloque na sua cabeça que elas não podem ser adiadas, e pensem bem se podem ser delegadas: se puderem, apenas delegue a alguém de confiança que fará no tempo necessário. 



2. A regra dos 2 minutos

    A regra dos 2 minutos é simples: se algo dá pra ser feito em 2 minutos, faça agora. 

    E você ficaria surpresa com o tanto de coisas que podemos fazer em 2 minutos viu. Exemplo: lavar algumas vasilhas, tirar o lixo, arrumar cama, passar protetor solar, fazer um café. Se precisar, comece a cronometrar para ver que as tarefas que mais adiamos, são as mais fáceis e menos demoradas de fazer.

Leia também: Planner mensal para se organizar gratuito



3. Bloco de tempo

    Método utilizado por Bill Gates e Elon Musk (uau né?). A ideia é dividir seu dia em blocos de tempos reservados para cada atividade. E durante esse tempo, você só vai poder fazer aquela atividade. Só ela. 

leia em: https://todoist.com/productivity-methods/time-blocking


4. Faça pausas estratégicas

    O segredo é não trabalhar por muito tempo seguido, pois corre o risco de quando fizer uma pausa, demorar demais por estar muito cansado e não querer voltar para seu trabalho. Defina um tempo para focar naquela tarefa, e após esse tempo faça pausas. 

    É melhor 8 pausas de 8 minutos do que uma pausa de 1 hora, entende? 

    8 minutos é tempo suficiente para levantar, dar uma alongada, beber água, ir ao banheiro e até responder whatsapp pessoal. 

    Faça de um jeito que se adapte a você e a sua rotina de trabalho/estudo. 



5. Foque em uma tarefa por vez

    Ser multitarefas é a pior coisa que se pode querer. Luto contra isso e sei que é muito difícil de conseguir parar, mas necessário. 

    Fazer várias tarefas ao mesmo tempo significa que você realmente não está focando em nenhuma, ou seja, ou não vai conseguir finalizar ou fará as tarefas mal feitas.

    Foque em uma tarefa por vez e só passe para a próxima quando a anterior estiver pronta. 



6. Fique longe do celular

    Celular só significa uma coisa enquanto você está trabalhando: distrações. Se você trabalha na internet, provavelmente terá que trabalhar no celular, é compreensível.

    Minha dica é para você fazer todas as tarefas que dê para fazer no computador ou fora do celular, e só pegue o celular quando realmente necessário. 



7. Planeje com antecedência

    Muitas pessoas ficam perdidas ao longo do dia e são pouco produtivas porque não se planejaram com antecedência. Isso significa sentar e colocar no papel todas as suas atividades e obrigações daquela semana, planejar o dia e o horário para ser executada.

    A produtividade começa antes mesmo de realizarmos qualquer tarefa: começa com a organização. Não dá para ser produtiva sendo desorganizada. Lembre-se disso.



8. Diga não

    Saber dizer não é simplesmente cuidar da sua saúde mental.

    A verdade é que muitas pessoas te pedem coisas o tempo todo porque sabem que você tem um bom coração e gosta de ajudar. Porém, é preciso que você saiba e que eles saibam que as responsabilidades de outras pessoas não são as suas responsabilidades. 

    Não é sobre ser mal educada ou grossa. Se você estiver disponível não custa ajudar ninguém, mas o que não pode acontecer é você adiar suas tarefas importantes por causa de obrigações de outras pessoas. 

    Fale com educação que você precisa resolver algo urgente seu e que não tem tempo naquele momento, mas que vocês podem remarcar para qualquer outro dia. 



9. Mantenha seu espaço organizado 

    Limpeza, assim como organização, te dão a motivação que você precisa para agir. Agindo você é produtiva. Simples assim.

    Tenha isso em mente: sempre manter meu espaço limpo e organizado vai me fazer querer ser muito produtiva e isso vai ser bom para mim e para o meus projetos. 



10. Tenha um sistema de organização que se adapte a você.

    Muito se fala sobre vários sistemas diferentes de organização, mas a verdade é que você precisa encontrar um que se adapte a sua rotina e a sua vida.

    Nada adianta planners e bullet journal se você não consegue manter eles ao longo do seus dias. Melhor um calendário com todos os seus compromissos em cima da sua mesa do que vários cadernos que ficam em branco no final do ano. 

    Produtividade tem a ver com praticidade. Lembre-se disso na hora de escolher seu sistema de organização, beleza?



DICA EXTRA: falta de disposição e fadiga não é normal!

    Tão importante quanto as outras dicas. Talvez até mais. 

    Eu me sentia muito cansada e indisposta, sem querer fazer nada. Pensava que era procrastinação: não era. Não dormia direito, não comia direito e vivia mal. Isso me chateava porque tinha vários projetos em mente e não conseguia colocar nenhum em prática.

    Até que comprei um multivitamínico e minha vida mudou. Hoje, acordo com disposição e energia para enfrentar o mundo às 6hrs da manhã e essa é a melhor sensação que alguém poder ter.

    Recomendo procurarem um médico e checaram como está a sua saúde, caso estejam com muita indisposição e acham que possa ser apenas "procrastinação". Qualidade de vida é algo sério, vídeo nenhum do YouTube pode te dar a motivação que você precisa, se seu corpo está em falta de vitaminas importantes.    

    E você? Quais são suas dicas para conseguir ser organizada e produtiva ao longo dos dias? Me conte aqui nos comentários!

    Obrigada por ler o post até aqui. Até mais.

    Com carinho, Clara.


You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram