10 Filmes para quem ama história

15 agosto

    Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem, graças a Deus. Não sei vocês, mas história é um hobbie que tenho desde quando comecei a aprender na escola. Apesar de não ter seguido por esse caminho profissionalmente, ela nos ajuda a entender como e o porquê do comportamente dos seres humanos ao longo dos anos.

    Por isso, trouxe alguns dos meus filmes favoritos que contam muito sobre a história do Brasil bem como a do mundo. Espero que gostem!

Vamos lá?


Legalidade (2019)

Estrelado pela Cleo Pires e Leonardo Machado conta uma importante parte da história brasileira, que antecedeu o golpe militar. A luta pela legalidade, para que a democracia fosse respeitada e a constituição brasileira respeitada. Disponível na Globoplay.

"Em 1961, o governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. Em meio ao iminente golpe militar, uma misteriosa jornalista pode mudar os rumos do país."

 

 300 (2006)

Estrelado pelo Gerard Butler, conta a história de Esparta, a grande Cidade-Estado guerreira que assustava todos os gregos. Conhecida pela bravura de seus guerreiros, o rei Leônidas lidera seu exército para lutar e morrer por Esparta. Disponível na HBO. 

"Em 480 A.C., existe uma guerra entre a Pérsia, liderada pelo rei Xerxes, e a Grécia. Na batalha de Thermopylae, Leônidas, rei da cidade grega de Sparta, lidera seu guerreiros em desvantagem contra o massivo exército persa. Mesmo sabendo que a morte certa os espera, seus sacrifícios inspiram toda a Grécia a unir-se contra o seu inimigo comum."
 

Estrelas Além do Tempo (2016)

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação. Disponível na Google Play.



Até o Último Homem (2016)

Conta a linda história de um homem cristão que vai para a Segunda Guerra Mundial e se recusa a pegar em uma arma ou a matar alguém. Ele salva a vida de muito dos seus companheiros. Filme baseado em uma história real. Disponível na Prime Vídeo. Disponível na HBO e na Amazon Prime.

"Em Até o Último Homem, durante a Segunda Guerra Mundial, o médico do exército Desmond T. Doss (Andrew Garfield) se recusa a pegar em uma arma e matar pessoas, porém, durante a Batalha de Okinawa ele trabalha na ala médica e salva mais de 75 homens, sendo condecorado. O que faz de Doss o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso."

 


A Revolução dos Bichos (1999)

Importantíssimo filme para entender a Revolução Russa e o estabelecimento da União Soviética, até o seu declínio. Disponível gratuitamente no Youtube.

"Numa alegoria a corrupção do poder na União Soviética comandada por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell escreveu "A Revolução dos Bichos". Considerada um best-seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones (Pete Postlephwaite). Um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, eles se organizam em seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras."

 

Pearl Harbor (2001)

Protagonizado pelo Ben Affleck (sim, o próprio Batman), Josh Hartnett  e pela Kate Beckinsale e se passa na Segunda Guerra Mundial, quando os japoneses atacam a base americana de Pearl Harbor. Disponível na Star+.

"Dois pilotos e amigos de longa data se apaixonam pela mesma mulher, mas precisam deixar suas diferenças de lado quando os japoneses atacam a base naval de Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941."



Os Miseráveis (2012)

Estrelado pela linda Anne Hathaway e sua belíssima voz. É um musical que retrata bem a vida miserável da população pobre da França no século XIX. Originalmente, Les Misérables é um romance do escritor Victor Hugo. Disponível na HBO e na Amazon Prime. 

"Na França do século 19, o ex-prisioneiro Jean Valjean, perseguido ao longo de décadas pelo impiedoso policial Javert por ter violado sua liberdade condicional, busca redenção pelo seu passado e decide acolher a filha da prostituta Fantine."

 


Olga (2004)

Berlim, início do século XX. Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência. Disponível na GloboPlay


Adeus Lênin (2003)

Estrelado pelo Daniel Bruhl (o que fez aquele general encantador de Bastardos Inglórios). Conta a história da grande queda do Muro de Berlim junto com o socialismo na Alemanha Oriental, a ascensão do capitalismo e a vida das famílias separadas pelo muro.

"Comunista ferrenha enfarta e entra em coma ao ver o filho em protesto contra o regime. Quando ela acorda um ano depois, o Muro de Berlim foi derrubado, mas seu filho luta para fingir que nada mudou, temendo que o choque lhe seja fatal."


Tempos modernos (1936)

"Um operário de uma linha de montagem, que testou uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar." 

Disponível no Telecine.




    Esses foram os 10 filmes que contam muito sobre a história, brasileira e mundial. Já assistiu algum? Espero que tenham gostado das sugestões. Até a próxima.

Com carinho, Clara.

You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram