Dicas para se manter motivada todos os dias

24 setembro

Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem! Se você já se sentiu ou sente-se desmotivada constantemente, procrastinando e sem conseguir terminar projetos, esse post vai te ajudar. Vamos decorrer sobre o assunto motivação e como se manter motivada mesmo nos momentos mais difíceis e desafiadores pelos quais passamos. 

Vamos lá?

Três pilares para se manter motivada: saber onde, por que e como:

Saber onde quer chegar:

Assim como no post de como ser produtiva (clique aqui para ler), saber onde quer chegar é crucial. Se deixarmos a vida nos levar, sem perspectiva de nada, não chegaremos a lugar algum. Na vida, é preciso ter metas e traçar um plano para alcançar essas metas.

O primeiro passo para ser uma pessoa motivada é saber onde você quer chegar. Quais são os seus planos para hoje, amanhã, daqui a cinco anos? Recomendo pegar papel e caneta e anotar todos os seus sonhos, pode ser rabiscado mesmo, o importante é fazer uma lista com tudo aquilo que você quer conquistar. 

Saber o porquê: 

Anotou todos os seus sonhos no papel? Agora, ao lado, anote os motivos desses sonhos. Isso é importante porque talvez aquele sonho não seja seu, entende? Você pode achar que é um sonho, mas na realidade nem faz tanta diferença assim na sua vida. Se você tiver um motivo para aquele sonho, então ele é válido, se não, eu recomendo tirar da sua lista, pois, sem motivos, é mais fácil você acabar desistindo no meio do caminho.

Quando você sabe a razão pela qual você esta se dedicando por algo, é mais difícil se desmotivar, porque você constantemente se lembrará do motivo pelo qual você está se esforçando tanto. Se essa razão não existir, provavelmente você abandonará esse "sonho" quando ficar desmotivada. 

Quando se desmotivar, lembre-se da razão pela qual você está se dedicando.

 

Saber como chegar:

Você já sabe onde quer chegar e o porquê, agora é preciso saber como. O que você precisa fazer para alcançar seu sonho? Traçar um plano estratégico de ação é muito importante para nos manter motivada e com o gás para ser produtiva também. 

Pegue outra folha e escreva todas as coisas que você pode ou deve fazer para conquistar os seus sonhos, do que você precisa abrir mão? 

Digamos que você quer passar na faculdade (onde você quer chegar) porque quer ter uma boa profissão no futuro (o porquê). Para fazer isso, você precisa se dedicar 2 horas por dia para estudar, fazer simulados e redações. Esses são os três pilares mais importantes para você manter sua motivação em dia. 

Pausas:

Parece clichê, mas não é. Sobrecarregar nosso corpo físico e nossa mente nunca é uma boa opção. Eles precisam de descanso para poder funcionar em sua plenitude, então dê descanso a eles. Fazer pausas entre tarefas é tão importante quanto fazer pausas entre projetos e metas, vou explicar melhor e tenho certeza que vocês vão concordar comigo.

Digamos que você possui um projeto para aprender sobre investimentos. Você estudo muito mais do que deveria todos os dias e não está conseguindo equilibrar esse projeto na sua vida. O que você faz, então? O certo deveria ser: você identifica que não está conseguindo equilibrar e que está te fazendo mal e dá uma pausa nos seus estudos sobre investimentos. 

Quanto tempo essa pausa deve durar só você pode dizer, mas não recomendo pausas de semanas, uns dias, no máximo. Você precisa saber que PRECISA voltar para esse projeto, pausas muito grandes pode te desmotivar ainda mais. Se você descansar por um ou dois dias, vai ter o gás suficiente para voltar novamente. Se você descansar por um mês, provavelmente não vai nem voltar para esse projeto. 

Saber quando parar:

Pode ser difícil e frustrante lidar com essa situação, mas é preciso. Às vezes, seu projeto não vai funcionar e está tudo bem. A vida é feita de erros e acertos. E isso pode acontecer por três motivos principais:

Você está fazendo errado: 

Nesse caso, é preciso saber parar para reavaliar todo seu projeto e achar o erro. Por que não está funcionando? O que está faltando no seu plano de ação? Após reavaliar e traçar um novo plano de ação, é hora de recomeçar ou dar continuidade no seu projeto. 

Não está na hora:

É bem comum iniciar projetos em momentos errados das nossas vidas e o resultado disso, é claro, é negativo. Nesse caso, você precisa avaliar se seu projeto está acontecendo no momento certo, se não, coloque-o de volta na gaveta e espere o momento mais propício para começá-lo. MAS NÃO SE ESQUEÇA DELE! SONHOS NÃO PODEM SER ESQUECIDOS, APENAS BUSQUE O MELHOR MOMENTO!

Não é para ser:

Tudo bem! Existem projetos que não dão certo simplesmente porque não é para ser. Se você tentou de tudo (tentou mesmo, não é pra desistir fácil) e viu que as coisas não andam nem um pouquinho, mesmo em um momento propício e com um bom plano de ação, talvez seja melhor você parar. 

Quero enfatizar bastante que esse passo é em poucos projetos e é a última opção. 

Às vezes, seu projeto só está lento, mas está caminhando, então não desista! Só pare quando não tiver nenhum resultado, mesmo que lento. 


You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu ficava muito frustrada quando não conseguia levar um projeto adiante.
    Me desmotivava e me culpada por "fracassar".
    A terapia me ajudou muito nesse sentido =D Temos que respeitar nosso tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certíssima! Respeitar o nosso tempo é nos respeitar.
      Obrigada por vir aqui.
      Abraços!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.