8 dicas de como cuidar da pele em casa!

24 julho

Oi! Como vão as coisas por aí? Quando eu escrevi o post sobre 12 hábitos que deveríamos ter no nosso dia a dia, coloquei lá a importância de uma rotina de selfcare, que também incluí cuidados com a pele. Eu fiquei um tempo sem cuidar dela e percebi mudanças bruscas (para pior), então retomei e estou aqui para dar algumas dicas de como cuidar da pele em casa (sem ser rica, ok?).dicas para cuidar da pele em casa

Antes de começar, eu gostaria de dizer que não são produtos em si que farão sua pele melhorar (inclusive, se eles tiverem muitas substâncias químicas, podem piorar), mas são, principalmente, os cuidados internos que temos com o nosso corpo de uma forma geral. Tudo depende de genética, também.

Você pode gostar: 12 hábitos de autocuidado para praticar
ALIMENTAÇÃO
Para começar, eu gostaria de dizer que nada do que você fizer melhorará sua pele se você não tiver cuidado com aquilo que ingere. A alimentação é a principal responsável pela nossa pele, assim como nosso cabelo e unha, então você precisa começar por ela, mudando hábitos e se alimentando melhor. Se você tiver interesse, leia esse artigo de uma dermatologista que fala sobre esse assunto e esclarece mitos e verdades sobre a pele (clique aqui).

BEBER ÁGUA SUFICIENTEMENTE
Parece uma dica boba? Sim, mas na prática é a salvação da pele (pelo menos foi para mim). Quando a quarentena começou eu parei de beber água o suficiente (estava me acostumando com a rotina ainda e me desliguei) e do nada surgiram mais espinhas no meu rosto do que eu podia contar, fiquei desesperada (rs); porém, eu nunca fui de dar muitas espinhas, então tentei perceber o que eu estava fazendo de diferente e aí eu me toquei que não estava bebendo água como antes. O sistema de saúde público de Reino Unido (NHS) recomenda beber entre 6 a 8 copos de água por dia, mas deve-se levar em conta a sua rotina e prática de exercícios físicos também.  Leia esse artigo da BBC.

LAVAR O ROSTO DEMAIS
É o que chamamos de: efeito rebote. Acontece que ao lavarmos o nosso rosto com algum produto que retira a oleosidade, o nosso próprio corpo, para compensar a perda do sebo natural, aumenta a produção de óleo, deixando, assim, a pele mais oleosa com o tempo. Eu sigo uma dermatologista no youtube (Patrícia Elias) que nos recomenda lavar o rosto apenas com água ao acordar, e, de noite,  lavar com algum sabonete (após enfrentarmos toda a poluição diária). Leia esse post que fala mais sobre isso.

A atriz Maitê Proença já fez um vídeo sobre isso (e se eu chegar na idade dela com a pele dela, tô feita!!!). Veja aqui.
Você pode gostar: filmes antigos para ver na netflix!
PROTETOR SOLAR
Existem dois tipos de protetores solares: o físico e o químico. Este é composto por ingredientes químicos que penetram na pele e permitem que os raios solares entrem também, mas por causa dos agentes químicos,eles não farão mal. Já o físico, é composto por óxido de zinco que cria uma "barreira" e os raios são refletidos, não chegando a penetrar na pele (apenas o filtro físico protege da luz visível); porém é uma opção mais cara e bem difícil de encontrar, por isso o mais comum é o químico.

Entretanto, físico ou químico, é essencial usar, porque apesar dos raios dos raios UV serem importantes para a produção de vitamina D, em excesso é prejudicial. Leia esse artigo da UOL.

CUIDE DO SONO
É durante a noite que as células do nosso corpo se renovam, descasam e organizam as suas funções, então ter uma boa noite de sono não só nos mantém saudáveis, como também melhora a nossa pele.

EXERCÍCIOS FÍSICOS
O site Terra (clique aqui para ver) publicou um artigo falando da influência do esporte para a nossa pele. Várias toxinas são liberadas do nosso corpo quando suamos, então, além do bem estar, a atividade física (principalmente aeróbicos) contribui para manter a nossa pele saudável, e ajuda no sono (que também também é aliado rs).

ESFOLIAÇÃO SEMANAL
A esfoliação é importante pois retira as células mortas da nossa pele, por isso temos a sensação de maciez logo que acabamos de fazê-la. A frequência vai depender bastante do tipo de pele que você tem, mas não é recomendado fazer mais de uma vez por semana. A Patricia Elias, dermatologista que tem um canal no youtube, deu dicas de esfoliantes naturais nesse vídeo aqui.
Você pode gostar: Uma conversa sobre ansiedade.
MAQUIAGEM

Tópico um pouco crítico, há quem diga que faz mal e não faz se usada corretamente; porém há um consenso de que dormir maquiada não faz bem de jeito nenhum, então sempre retire a maquiagem antes de dormir, e confira a qualidade do produto também, aquela famosa frase: "o barato que sai caro". Existem muitos relatos de meninas que tiveram problemas na pele ao usar marcas que não são muito confiáveis, então sempre procure sobre o produto! Maquiagem orgânica também é uma opção legal, além de saudável, sustentável (porém bem cara).

Essas são dicas gerais para cuidados com a nossa pele em casa, principalmente nessa quarentena. No mais (em relação a produtos), só uma dermatologista ou uma profissional na área da estética pode te dizer o que é melhor para a sua pele (lembrando que cada pele é diferente).

Espero que ajude vocês!

Com carinho, Clara. 

You Might Also Like

6 comentários

  1. Olá....
    Amei demais as suas dicas são, sem sombra de dúvidas, muito válidas. Acho super importante passar protetor solar, fazer esfoliação e, pro rosto, ter uma boa rotina de skin care <3

    Amei demais o seu blog, já virei até seguidora para não perder nenhuma atualização...

    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz de ouvir isso, obrigada pelo apoio!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Clara! Sabia que nessa quarentena eu tenho cuidado mais da minha pele? Mas ainda estou deixando a desejar na parte da água. Tenho que mudar isso urgentemente, ainda mais que eu já tive pedra renal. E eu não tinha ideia de que a atividade física tinha alguma influência. Bom saber! Eu tava mais certinha, mas nas últimas duas semanas, a preguiça falou mais alto. Enfim, arrasou nas dicas e eu amei o seu blog. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No inverno a gente acaba bebendo menos água, né? Mas é importantíssimo. Espero que você esteja bem e a pedra renal já tenha ido embora.
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Olá!
    Eu gostei muito das dicas. Confesso que estou precisando me atentar quando aos cuidados com a pele, e seu post me inspirou a isso (obrigada!).
    Sem dúvidas o melhor cuidado vem de começar de dentro pra fora, com aquilo que ingerimos. Faz toda a diferença.

    Abraços ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Any! Fico feliz em saber que você irá aproveitar a dicas, cuidar de nós mesmos é uma terapia!!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.