Autocuidado para pessoas ocupadas: ideias em menos de 30 minutos

11 fevereiro

Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. Eu sei que muitas pessoas dizem não praticar o autocuidado por falta de tempo, por serem muito ocupadas, e eu entendo. Por isso trouxe algumas ideias para você praticar autocuidado em menos de 30 minutos.

Vamos lá?



Rápida Caminhada:

O tempo que você tiver e conseguir. 30 minutos já é excelente. Você pode caminhar em volta do seu bairro, ou indo para o trabalho, ou indo para a padaria. Não importa. O importante é que você tire um tempo para caminhar e perceber o mundo ao seu redor, sempre opte por ir a pé e ver o mundo.

Esfoliar o rosto:

Isso não leva nem 5 minutos e faz um bem impressionante para o nosso rosto. Adoro esfoliar o meu rosto porque a pele fica parecendo de bebê. Eu amo. Eu não tenho esfoliante de nenhuma marca, uso mel e açúcar e é muito bom, principalmente o gostinho. Esfolio o rosto e os lábios e me sinto outra.

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Meditar:

Eu tenho muita dificuldade com isso, em acalmar a mente. Minha mente não para hora nenhuma e estou sempre pensando em alguma coisa ou na próxima coisa que preciso fazer, e sinto que não consigo parar hora nenhuma. E a vida não é isso. Tenho tentado viver mais devagar e a meditação é um caminho para isso, parar um pouco e prestar atenção na nossa respiração e nos sons a nossa volta. Comece com 1 minuto e vá aumentando, é isso que faço.


Escrever seus sentimentos:

Eu adoro escrever e me sinto muito mais leve depois que o faço. As palavras tem grandes poderes, e sempre me sinto acolhida no meio das páginas do meu diário escrevendo aquilo que eu sinto. Não sou uma pessoa aberta que fala sobre meus sentimentos com ninguém, por isso que escrevê-los é importante para mim, porque, ao colocá-los para fora, me sinto mais leve. Ás vezes, um sentimento ruim se dissolve depois de escrevê-los.

Ouvir sua música favorita e dançar:

Eu acredito muito quando as pessoas falam que música tem poder, para fazer você relaxar, ficar animada e até triste. Por isso, acho que ouvir suas músicas favoritas, de preferência animadas, e dançar ao som delas (mesmo que você não saiba dançar) é um ato de autocuidado. Só coloque para tocar e deixe seu corpo se mexer.

Ler por 30 min:

Ou menos, você quem manda. Eu acho que 30 minutos dá para você ler muito, mas se você não tiver esse tempo, leia por 10 ou 15 minutos. O importante é você fazer, ao invés de passar 10 minutos inúteis no instagram. Escolha um livro fácil de ler do seu gênero favorito e se divirta lendo!

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Organizar seu guarda-roupa:

Ter sua casa e sua vida organizada é um ato de autocuidado, porque estar em um ambiente limpo faz  a gente se sentir bem e mais leve. Por isso, colocar suas roupas para fora e organizar aquilo que você usa e não usa mais, aquilo que você quer doar ou jogar fora é importante para um guarda-roupa organizado. Isso facilita sua vida no dia a dia, e não leva tanto tempo para ser feito, você pode separar uma semana e fazer aos poucos. Aproveite para ouvir uma boa playlist ou um podcast que você goste.

Você pode gostar: Sugestões de podcasts para ouvir enquanto organiza suas coisas

Esvaziar a casa de coisas velhas sem utilidade:

Pegando o gancho da dia anterior, assim como seu guarda-roupa, organize a sua casa e retire tudo aquilo sem utilidade para doação ou jogue fora (caso não dê para usar). Repito: um ambiente limpo nos dá uma sensação de leveza que também pode ser um ato de autocuidado. 

Hidratar o cabelo:

Meu cabelo limpo e macio me da uma sensação de poder e me deixa muito feliz, mas é algo pessoal. Se você não se sente dessa forma, sugiro você experimentar, fazer uma bela hidratação e depois ficar passando a mão para apreciar hahahaha.

Hidratar o corpo, mãos, pés e rosto:

Assim como na dica anterior, a hidratação em geral é uma forma de se cuidar, porque repõe a água e deixa nossa pele macia e brilhosa. Por isso, ande sempre com um hidratante para passar principalmente nas mãos de vez em quando, mas lembre-se de hidratar o rosto, corpo e pés pelo menos uma vez ao dia.

Se exercitar:

Eu concordo que dá preguiça, mas a sensação após terminar não tem preço! O hormônio endorfina é liberado no nosso corpo e eu sinto que posso conquistar o mundo inteiro após me exercitar. 30 minutos é o suficiente. Eu sempre revezo, às vezes danço, outras faço HIIT, outras kickboxing. Sempre pelo YouTube. Inclusive, já fiz um post indicando 10 canais no YouTube para se exercitar em casa.

Alongar o corpo:

Nosso corpo é a nossa casa, e muitas vezes não percebemos o quão mal tratamos ele. Ficamos sentados trabalhando ou estudando durante muito tempo e não alongamos nossos membros. Fato é que precisamos dele para fazermos nossas tarefas diárias, mas, para isso, precisamos tratar bem dele. 15 minutos de alongamento já é muito bom, 30 minutos é melhor ainda. Pode ser assim que acordar, durante o dia ou antes de dormir. O importante é sentir seu corpo se mexendo a alongando.

Dizer afirmações positivas:

Clique aqui para ler 15 afirmações positivas para você dizer diariamente e mudar a sua realidade. Tudo começa na nossa mente, e quando começamos a enxergar a nossa realidade com olhos mais compassivos, mudamos toda a nossa vida.

15 afirmações positivas para seu desenvolvimento pessoal

Comer atentamente:

Estamos sempre correndo com tudo, e isso nos impede de vivermos no presente com calma e gratidão. Comer atentamente é um exercício de mindfulness, que te ajuda e enxergar a nossa realidade como um presente.


Essas foram as ideias para o post de hoje, espero que sejam úteis para vocês. Obrigada por ter lido até aqui. Até a próxima.

Com carinho, Clara

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5 comentários

  1. Olá Clara ~
    Achei uma ótima ideia sua postagem e muito útil também!

    Eu pratico exercícios todos os dias e leio também, mas não medito, embora eu queira muito começar a praticar! Adorei bastante sua lista e vou tentar colocar em prática. ~

    Até mais!!
    gold gom 곰

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  2. meditar faz toda a diferença, não é um hábito que tenho, mas sempre que faço eu sinto a diferença, é instantâneo!
    exercícios físicos tb são ótimos, não só pro corpo, mas também pra mente

    amei o post

    bjsss
    Carol Justo | Justo Eu?!

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  3. Olá Clara, eu já pus em prática alguns dos métodos que escreveu em cima, como escrever os meus sentimentos num journal e ler durante 30 minutos no minimo todos os dias e realmente faz efeito! <3
    Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

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  4. Ótimas ideias... se fizermos pelo menos uma por dia, já dá pra sair da rotina e aumentar o autocuidado!
    Beijos

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  5. Post utilidade pública, hein... autocuidado é tudoooo

    Minha vida deu uma virada quando comecei a cuidar mais de mim nesse sentido. Nada disso de tempo perdido, agora é tempo investido em mim :)

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