Como reduzir o consumo de lixo no dia a dia? 5 dicas incríveis!

18 julho

Você sabia que um canudo que você usa no máximo 10 minutos leva 100 anos para se decompor? E que esse mesmo canudo vai para os nossos mares e é ingerido pelo animais marinhos e leva muito deles a morte? Quantos canudos de plástico você usa na semana?

Não esqueça de me seguir no  insta! @claraafonsoo
reduza o consumo de lixo

Hoje vou falar de algo que vem me tocando recentemente e que eu tenho ficado maravilhada cada vez que entendo mais sobre o assunto: sustentabilidade. Finalmente me toquei para o quanto nós temos destruído da natureza, e imaginar um mundo sem ela me dá calafrios.
De acordo com o dicionário, sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. Disponível em: Sua pesquisa
Visto isso, eu percebi que muito do lixo que eu produzia era desnecessário e que eu precisava diminuí-lo, porque acredite em mim, o fato de você jogar o lixo na lixeira não faz de você uma pessoa sustentável, você jogar o lixo no seu devido lugar é questão de higiene e bom senso. Para melhorar a notícia, quero lembrar que diminuindo o lixo você diminui os gastos também! Separei 5 dicas para vocês reduzirem muito o lixo de vocês no dia a dia.

COMPRE A GRANEL

Você tem noção de quantas embalagens alimentícias você consome por mês? Pode ser mais cômoda para você, mas não é para sua saúde e a da natureza. Na maioria da vezes, esses alimentos são muito processados e até transgênicos (alimentos com modificações genéticas, acredite, são bem ruins).

Para quem não sabe, comprar a granel é basicamente levar um pote e comprar seus alimentos diretos no pote que você levar, desse jeito, não usando as embalagens plásticas. Uma dica legal é guardar os potes de vidro da azeitona, palmito e óleo de coco; eles são perfeitos para comprarem.

Eu tenho certeza que na sua cidade deve ter uma loja de produtos naturais que vende a granel, porque até na minha tem ( e olha que é beeeem pequena, interiorzão). Não é só sobre a natureza, é saber de onde vem a sua comida e o que fizeram com ela. Outro hábito muito importante e que todo mundo deveria fazer, é consumir mais alimentos "vivo"; vegetais e frutas, orgânicos, por favor.

LIVROS

Meu sonho antigamente era ter uma estante lotada de livros, mas eu percebi que isso é totalmente desnecessário, além de gastar muita grana (livro não é nem um pouco barato) gasta muito papel sendo que eu posso simplesmente pegar um livro que eu quero em uma biblioteca pública, ler na internet ou pedir emprestado com alguns amigos.

Mas, claro, se você ainda quiser ter o seus próprios livros, sempre há a opção de comprar usados na internet. Você se surpreenderia com a qualidade e preço de alguns.

ITENS DE PAPELARIA

Eu sigo meninas que compartilham sobre estudos e essas coisas, e sempre fiquei muito apaixonada pelos resumos delas, por todos aqueles itens de papelaria, marca-textos, post-its, várias canetas coloridas e etc. Quando eu comecei a repensar nas minhas ações, eu percebi que aquilo tudo além de caro era totalmente desnecessário por n motivos.
  1. É extremamente caro
  2. Gasta muito tempo para ficar fazendo aqueles resumos bonitinhos
  3. É útil da mesma forma q um resumo simples
  4. Todo ano eu comprava mais e nunca acabava com meus materiais antigos...
Eu ainda tenho alguns materiais de papelaria que estou usando para acabar e não jogar fora, mas quando todos eles acabarem, eu vou comprar somente o necessário. Tem canetas de 2012 q até hoje eu não acabei, uma dica super legal também é: sempre que você puder, prefira o lápis, porque o material dele é mais fácil de se decompor do que o da caneta.

Atitudes sustentáveis

PLÁSTICOS (canudos, copo, talheres, pratos...)

Essa daqui pra mim é a principal, vocês sabiam que um canudo que usamos durante no máximo 30 minutos leva 1 minuto para ser fabricado, 20 ANOS para se decompor, são usados 500 MILHÕES por dia e 1000 espécies marinhas são mortas (ao ano)?

Os canudos nunca fizeram falta para mim desde que me livrei deles, porque junto com o canudo eu aboli muitas coisas na minha vida que prejudicavam minha saúde, meu corpo e consequentemente feria a natureza. Mas isso foi uma decisão minha, se você quiser continuar bebendo bebidas que precisam de canudos, você pode optar por canudos reutilizáveis como de acrílico ou de alumínio.

Eu reduzi o consumo de açaí (tenho intolerância a lactose e o açaí me deixava com o estômago muito ruim), e refrigerante de lata( refrigerante me causa muita dor na barriga, acredito que seja por causa dos gases), de vez em quando eu tomo o que é servido no copo.

Da mesma forma, uma ideia bastante legal e o que tento fazer sempre (as vezes peco, é claro) é parar de consumir copos de plásticos. É simples: basta levar um copo de casa com você para todo lugar que você vá ( a autora do blog Menos1Lixo vende copinhos super acessíveis quanto ao preço e com maior facilidade para caber na bolsa, eles "dobram")  para que posso tomar suas bebidas fora de casa e não gastar mais um plástico!

 É só pedir ao atendente para colocar o açaí, refrigerante, suco ou qualquer bebida que queira dentro do seu copo! Não se esqueça de levar consigo uma garrafa de água de casa, para não precisar comprar na rua.
Acompanhe a minha pasta no Pinterest para poder se encher de informações sobre sustentabilidade diária! Aqui

MODA CONSCIENTE 

Essa daqui pode ser a mais difícil para muitas mulheres, mas é muito simples: pare de comprar roupas das quais você não precisa, aprenda a diferenciar roupas que você precisa das que você achou bonita e quer.

 Por mais que você ache lindo usar uma roupa nova em cada confraternização que você tem, não é mesmo.

Tire todas as suas roupas do seu guarda-roupa e veja aquilo que você gosta, porém não usa, tire roupas que você não usou no último 6 meses e passe para frente... e sempre dê prioridade para comprar roupas de brechós ou bazar, roupas que já foram usadas, assim você para a produção de roupas, mesmo que só um pouquinho, e preserva nossas matérias primas que são utilizadas nas indústrias de roupas. Se você souber procurar, vai encontrar roupas lindas e em muito bom estado!

Eu queria lembrar que não é sempre que conseguimos fazer tudo, mas não é por isso que você não deve fazer nada. As vezes acontece de você esquece, ou de ficar com vergonha de se posicionar na frente de alguém, e acabar parecendo "ecochata". Tá tudo bem não conseguir sempre, o importante é tentar!

Eu empolguei bem hahahaha, daqui para frente vocês verão bastante posts de sustentabilidade e dicas de com seguir na prática, o mundo precisa disso! Além do post já ter ficado grande, vou deixar para falar de mais coisas para reduzir o consumo de lixo em outro post, a gente precisa ir devagar, não adiante querermos reduzir o lixo a zero de uma vez, é um processo.

Trago outro post com mais dicas depois, e me contem se vocês vão diminuir o lixo, ou já diminuem ou se tem dúvidas sobre isso. Um beijo e até mais!

You Might Also Like

7 komentar

  1. adorei essas dicas, nossa os itens de papelaria super concordo, fico pirando em varias coisas, mas se perde mt tempo pra deixar igual do pinterest e qq caderno antigo faz a msm função

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Miga, que post lindo, sustentabilidade é algo tão necessário. Adorei suas dicas. Algumas ja sigo outras vou passar a seguir

    ResponderExcluir
  3. Você trouxe boas dicas precisamos cuidar da natureza, aqui em casa usamos o coador de café se cada um fizer a sua parte estaremos ajudando um pouco bjs.

    ResponderExcluir
  4. Eu já garanti meu canudo e estou tentando mudar outros hábitos também,estou fazendo minha parte e tentando conscientizar o Máximo de pessoas possíveis. Amei seu post e vou compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Amei as suas dicas, não produzo tanto lixo, eu e meu marido ficamos bem em alerta com isso!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Esse post é ótimo para quem é acumuladores também muitas vezes tem pessoas que não temm noção desse detalhe e suas dicas com certeza vai ajudar muita gente

    ResponderExcluir
  7. Gente quanta dica valiosa, acredito que esse deveria ser uma matéria obrigatória nas escolas para ensinar todos os cuidados, como evitar o consumo e acumulo de lixo desnecessário, assim já cresceríamos com essa consciência na cabeça. Grande beijo, querida! :*
    www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram