Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. 2021 tem sido um ano de muito reflexão para mim, e eu gostaria que vocês participassem desse processo comigo também. Eu adoraria que vocês sentissem o mesmo que eu. Por isso irei fazer vários posts para compartilhar um pouco mais com vocês, e, se vocês quiserem participar, fiquem a vontade!
Com o avanço da tecnologia, a vida tem passado cada vez mais rápido, e nós a vivemos muito no automático. Isso me incomoda muito. Todas as atividades que precisamos fazer têm nos consumido e nos causa ansiedade e um vazio profundo no peito. Parece que não somos mais os personagens principais da nossa vida. Nós só existimos, e não vivemos, de fato.
Tenho consumido muito conteúdo que me ajude a estar mais presente, e viver uma vida devagar e intencional, resumindo: tenho estudado sobre como me sentir viva, e não apenas um peão no xadrez (não que o peão não seja importante, mas quero ser a rainha da minha própria vida). E, no post de hoje, vou compartilhar algumas dicas para vivermos uma vida intencional todos os dias. É um exercício diário e difícil, pois estamos acostumados ao piloto automático.
Definir suas intenções baseadas no seus valores.
Quais são suas intenções? Seus valores de vida? Reflita sobre o que você quer para a sua vida. A pessoa que você quer ser e a vida que você quer ter. Muitas vezes, vivemos a vida dos outros e agimos como os outros querem. Pense na suas intenções de vida, seus sonhos, suas metas, dificuldades. Defina sua prioridades e sua vida dos sonhos. Faça de tudo parar vivê-la.
Refletir sobre sua rotina e coloque em prática.
Pegando o gancho da dica anterior, reflita sobre sua rotina. Após definir suas intenções e propósitos para a vida, agora é a hora de colocá-la na sua rotina. Exemplo: quero ser poliglota. Então você tem que começar a estudar. Colocando na sua rotina, separa 20 minutos por dia para se dedicar a esse sonho e propósito. Ou se você quer viajar nas férias, separe um tempo na sua semana para planejar roteiros, guarde dinheiro e etc.
Qualquer que seja o seu propósito, encaixe-o na sua rotina diariamente. Não se esqueça dele, do seu propósito.
Atenção plena.
As muitas tarefas do dias e responsabilidades, faz com que não prestemos atenção no momento de agora. Estamos sempre pensando na próxima tarefa, ou no passado e futuro. A verdade é que nós só temos o agora, o presente. O passado já passou (desculpa a redundância), e o futuro não nos pertence. Prestar atenção no momento de agora é essencial para viver uma vida mais intencional.
Pode parecer uma tarefa fácil e boba, mas te garanto: não é. É muito difícil. Te desafio a tentar.
Assuma as responsabilidades.
Quando não vivemos uma vida intencional, acabamos fazendo coisas que não queremos por causa de outras pessoas. E, quando algo dar errado, temos o impulso de culpar as outras pessoas. Pois bem, está errado culpar os outros por suas ações. Assuma o controle da sua vida e as responsabilidades por suas ações. Aja por você, não pelos outros. Dessa forma, você será a única responsável e assumirá as consequências com consciência.
Criar equilíbrio.
Achar o equilíbrio na vida é uma tarefa diária e difícil. Provavelmente faremos isso pelo resto da nossa vida, porque o ser humano, em geral, é desequilibrado. Buscar o equilíbrio na vida é uma forma de viver. Mas o que é buscar esse equilíbrio?
Não deixar áreas da vida desproporcional. É basicamente isso. Olhe para todos as áreas da sua vida: relacionamentos pessoais, família, trabalho, corpo e mente, educação, lazer. Todas essas áreas precisam estar equilibradas. Trabalho não pode ser a única coisa pela qual você se dedica, nem família, nem exercícios físicos, nem mesmo ler livros. Você precisa se dedicar a todas. Claro que temos prioridades, mas precisamos tomar cuidado para não deixarmos de lado tudo por somente uma coisa.
Aceitar suas limitações.
É normal nós querermos abraçar o mundo e ser produtivas o tempo inteiro. Porém, não é saudável. Aceite que você não tem condições e nem tempo para fazer tudo. Priorize tarefas, mantenha o ambiente organizado, e com o tempo que sobrar, organize-o para você conseguir fazer o que quiser. Porém, se não conseguir fazer, não se cobre. Somos seres humanos, cheios de falhas e limitações. E isso é lindo, pois aprendemos todos os dias com nossos erros e acertos. A vida é uma constante lição.
Aproveite o processo.
Ás vezes, nós focamos apenas no resultado, e esquecemos de aproveitar o processo, que dura toda a nossa vida. Fazendo uma analogia à organização. Ter um ambiente organizado é excelente, mas o processo de organizar o espaço é igualmente gostoso (até mais, às vezes).
Aproveite o processo, e não fique focada apenas no resultado. Aprenda a amar o processo, com a mesma motivação que amamos o início e o fim.
Eh isso! Essas foram as dicas que tenho praticado para viver uma vida mais intencional no dia a dia. É difícil, mas tenho colhido ótimos resultados, como alegria e motivação. Espero que gostem.
Com carinho, Clara.
Eu amei o post. Acho que precisamos realmenter viver e sair do modo automático.
ResponderExcluirEu quero fazer mudanças reais em 2022 e esse post foi exatamente oq eu precisava.
beijos
https://www.dearlytay.com.br/
Que bom que gostou, espero que esse ano seja incrível para você!
ExcluirAceitar limitações, essa é a dica que eu mais preciso internalizar na minha vida!
ResponderExcluirEspero que consiga!
Excluir