Carta aberta para 2026
03 fevereiroEscrevo essa carta de um apartamento que aluguei com meus amigos para passar as férias de final do ano, em Grenoble, nos Alpes franceses. Essa cidade aqui possui meu coração, foi onde fiz meu estágio e passei 5 meses que até hoje me parece que foi simplesmente um daqueles sonhos que nunca realizamos.
2025 foi muito generoso comigo. Comecei o ano doente, tinha acabado de passar por um término com uma pessoa que pensei que seria para sempre. Longe da família, longe do meu país e vivendo uma depressão sazonal que me derrubou. Sabe o que aprendi? Que há beleza nos momentos mais sombrios que passamos, sozinhos ou não. Sinto que estava no fundo do poço, mas conseguia enxergar a saída, distante mas havia.
Aprendi que a vida sempre nos sorri, mesmo quando a gente não reconhece esse sorriso, ou se achamos que nao merecemos. Eu vivi tanto e fui tão feliz durante esse ano de 2025, que mesmo se eu passasse dias escrevendo, não seria capaz de contar. Me arrependo de nao ter escrito mais, deveríamos manter um diário das nossas vidas para que possamos guardar para sempre tudo o que vivemos e materializarmos nossas memórias. Eu falo isso há muito tempo, mas é sempre mais fácil falar o que fazer né?
Estou vivendo na França há 1 ano e meio e esse intercâmbio mudou minha vida e a forma como vejo tudo. Querem saber bem a verdade? A vida é linda demais, e me sinto triste por levar tanto tempo para perceber. Se eu tiver que resumir em uma frase tudo o que aprendi esse ano, seria: não há tempo a perder, seja feliz.
Fiz coisas inacreditáveis que nunca me imaginei capaz, aprendi a dançar salsa, bachata, esquiei, fiz esportes aquáticos, viajei, fiz um monte de amigos. Eu sinto que me descobri uma pessoa totalmente diferente.
Para 2026 eu não espero nada além disso: leveza, simplicidade e sorrisos. Quero construir memórias que fiquem para sempre guardadas em mim, quero poder cruzar o caminho de pessoas e fazê-las felizes. Quero sorrir, abraçar, amar, ser amada, viver.
Viver é a coisa mais rara do mundo.
Que os nossos dias sejam diferentes, leves. Eu desejo que, ao abrir os nossos olhos pela manhã, uma vontade enorme de ser feliz nos habite e que possamos colocar todos os nossos planos e projetos em prática.
Eu quero hobbies. Aprender coisas novas todos os dias. Quero continuar com as aulas de canto, voltar a escrever com vontade e registrar com palavras meus sentimentos. Quero continuar pintando quadros com a minha simplicidade. Abandonar o conversas online e investir no olho no olho.
Quero ser presente na vida das pessoas que eu amo, fazê-las felizes, ser o suporte que elas precisam, a terceira perna, como diria Clarice.
Quero ler. Muito. Perdi o hábito pela correria do dia a dia e pelo vício em redes sociais, mas eu quero voltar. Quero voltar a me perder em páginas, palavras e histórias.
Quero praticar todos os esportes que eu conseguir: correr, dançar, esquiar, nadar. Quero sentir meu corpo se movimentando e forte, forte para alcançar todos os meus sonhos.
Quero me desafiar, tanto mentalmente quanto fisicamente. Quero sair da minha zona de conforto e penetrar em outras zonas não tão confortáveis assim.
Quero ser mais organizada e cuidadosa com as minhas coisas também.
Quero guardar dinheiro para voltar para o Brasil e não ter que me preocupar em não ter dinheiro o suficiente para fazer um bom supermercado.
A vida é simples. Viver é simples. Amar é simples.
Desejo um excelente 2026 para todas nós.
Com carinho,
Clara.


0 komentar