Redução dos índices de vacinação no Brasil- TEMA REDAÇÃO ENEM 2020

06 fevereiro


As vacinas foram uma conquista científica que precisou de vários anos e pesquisas para serem usadas a favor da vida humana, e se tornou muito importante para a melhoria na saúde e na expectativa de vida dos cidadãos, mesmo que, em momentos históricos, estes tenham se revoltado contra essa inovação; porém, nos últimos anos, doenças que haviam sido erradicadas ou controladas voltaram a assolar a vida comum da sociedade.

Em 1904, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a Revolta da Vacina, em que a população se rebelou contra o governo e a sua forma de obrigar as pessoas a se vacinarem contra sua vontade, sem explicitar os benefícios daquilo para elas, contra as doenças que tomavam conta da cidade naquele momento, como febre amarela, tuberculose e varíola. Porém, os cidadão desinformados e inconscientes das consequências dos seus atos entenderam aquilo como uma ameaça que os levaria à morte.
Trazendo o contexto da revolta para os dias atuais, várias das doenças erradicadas no seculo XX voltaram a aparecer por falto de responsabilidade da última geração de se vacinarem, e isso preocupa o ministério da saúde; a justificativa de médicos se baseia no fato de que os indivíduos pensem que por estarem erradicadas, as doenças não voltarão a aparecer. No período de 1904, o problema era a falta de informações para a população sobre as vacinas, e hoje são as notícias falsas e a falta de otimização delas.
Visto que a vacinação é a única forma de manter as pessoas seguras e o Brasil livre de várias doenças, é preocupante a redução desta no país. Portante, se vê necessário que o Ministério da Saúde, incentivado pelo Governo Federal, tome providências o mais rápido que for possível para otimizar as vacinas, fazendo destas mais acessíveis ao povo, com campanhas com maior duração, e levando as vacinas até os cidadãos, seja nas escolas, creches, ou trabalho; garantindo, desta forma, a proteção da população brasileira.

You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram