Porque você deveria parar de usar shampoo convencional hoje!

30 janeiro

Não é segredo para ninguém o que vou falar nesse post, cada dia mais as informações estão vindo a tona e consequentemente temos mais autonomia das nossas escolhas e o que elas causam, se são consequências positivas ou, na maioria das vezes, negativas.
de usarpare de usar shampoo
Eu já falei sobre o padrão de beleza imposto para os nossos queridos cabelos (leia aqui), e nele eu mostrei a minha reflexão e expus da ideia de que nossos cabelos são apenas cabelos e não modelos de Dubai, eles precisam ser tratados com amor para serem saudáveis, e não entupidos de química (sim! Shampoo e condicionadores e tudo que envolve produtos de cabelos convencionais possuem química!).
Leia esse post que fala um pouquinho mais sobre isso clicando aqui

Não estou tirando essas informações da minha cabeça, e sim de pesquisas de diferentes lugares e artigos também que eu vou citar durante este post para vocês lerem e conhecerem, saber nunca é demais, ainda mais quando se trata da nossa saúde. 

O que acontece, na verdade, é que o nosso cabelo é um mecanismo, do mesmo jeito que tudo no nosso corpo e eu vou explicá-lo agora. 

A oleosidade do nosso cabelo é algo totalmente bom, é a hidratação natural do nosso corpo, uma forma dele se cuidar e se proteger; porém, quando nós lavamos nosso cabelo com shampoo e condicionadores normais, cheios de substâncias químicas, e ao meu ver são tóxicas (como sulfatos, parabenos, petrolatos e etc), ele limpa excessivamente o nosso cabelo, como se fosse um detergente que limpa a gordura da pia. NOSSO CABELO NÃO É UMA PIA GORDUROSA. Ui, desculpa o desabafo.

Enfim, voltando ao ciclo capilar, quando retiramos de forma bruta toda a oleosidade do nosso cabelo, ele sente falta e acha que alguma coisa de errado está acontecendo; eu penso que ele deve pensar algo mais ou menos assim: "estão me atacando!" (o que não deixa de ser mentira), então, como forma de proteger os nossos frios, nosso corpo entende que está faltando oleosidade e manda mais. Ai o que você faz? Compra um outro shampoo especializado em cabelos oleosos. 

Por experiencia própria e a de amigos, quando você deixa de lavar tanto seu cabelo, ele fica cada vez menos oleoso, isso é fato. 
Me siga no Pinterest!
E aí você usa tanto shampoo que limpa tão bruscamente, que seu cabelo fica seco, e você faz o quê? Compra shampoo's hidratantes. Esse ciclo não é estranho, né? Deixa eu refrescar sua memória, se chama ciclo do capitalismo; onde te vendem um modo de vida, independentemente da sua saúde. 

Parece até escárnio, não? Você compra o shampoo para lavar seu cabelo, mas até os próprios fabricantes sabem que ele é tão agressivo que propuseram o condicionador, para amenizar, digo, "hidratar' o seu cabelo após o estrago do shampoo. 

Me diga, como as pessoas faziam para lavar seus cabelos há 100 anos? Quando não existiam todos esses produtos? A minha vó me conta que na época dela, elas lavavam o cabelo 1/2 vezes por ano e NÃO FICAVAM SEBOSOS. Simplesmente  porque não usavam milhares de produtos que retirava sua oleosidade, ou seja, não a estimulava!

Isso é matemática básica: quanto menos você estimula algo, menos aquilo cresce ou aumenta. 

Parabenos, sulfatos e petrolatos: os vilões

Os sulfatos, ou Laril Sulfato de Sódio, é um tipo de detergente desengordurante de custo baixo, e o responsável pela espuma. Detergente, sério? Os sulfatos abrem as cutículas do cabelo e retiram, além da "gordura", todos lipídios, nutrientes e a hidratação, deixando o cabelo mais danificado e ressecado.

Já os petrolatos, derivados de petróleo, são responsáveis por alergias, e por não serem solúveis em água, acabam se acumulando no cabelo, podendo dificultar o crescimento deste.

E por último e talvez o mais prejudicial: os parabenos. Eles são os conservantes sintéticos, podem causar alergias e envelhecimento precoce da pele, e alguns estudos o relacionam com o câncer, fazendo deste, cancerígeno.
Essas informações foram tiradas do site Smart Hair (confira o artigo completo)

Meio ambiente : a salvação

Agora no final, e não menos importante, o meio ambiente. Tem ideia de quantos vidros de coisas para cabelos nós jogamos fora por ano? E durante a vida? Sem contar de toda química que desce pelo ralo e vai parar nos nossos rios e mares, os poluindo e matando nossa biodiversidade marítima. Faríamos um grande favor sustentável para o meio ambiente procurando formas alternativas para cuidar de nossos lindos cabelos.

E aí?? Vão buscar alternativas mais saudáveis e sustentáveis para lavar seus lindos cabelos? Me siga no insta! @claraafonsoo

You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram