Alternativas para o escoamento de produtos no Brasil - redação tema ENEM

16 janeiro


O Brasil tem se destacado muito no agronegócio, e graças a produtividade da produção agrícola o PIB brasileiro tem crescido e sofrido mudanças positivas. Porém, o país sofre com o problema de escoamento destes produtos, que impede maiores avanços e um lugar de destaque mundial neste setor.

Carregar grãos por longas distâncias não era uma tarefa para ser feita originalmente por caminhões em rodovias, maior seria a vantagem se o carregamento fosse através de navios. Porém, a maioria dos produtos são transportados pelas estradas, e a minoria por ferrovias ou hidrovias, o que gera maior gasto com combustível e manutenções.

O transporte feito por rodovias é dificultado por falto de infraestrutura adequada e precariedade, com estradas esburacadas e asfaltos que facilitam os acidentes; a falta de logística para escoar os produtos que saem dos campos gera perda de dinheiro com os os consertos de caminhões e com o diesel.

Visto que o agronegócio é de extrema importância para a economia brasileira, e que este sofre com problemas de planejamentos adequados e falta de infraestrutura para o escoamento, vê-se a necessidade de encontrar uma solução para esta problemática. Uma forma viável é o ministério da agricultura em parceria com o governo federal investir no transporte por hidrovias e ferrovias, melhorando e abrindo mais portos e trilhos; além de melhorar a qualidade das estradas para facilitar pequenos transportes de produtos agrícolas.

You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram