SOCIALISMO UTÓPICO X CIENTÍFICO - APRENDA DE UMA VEZ + MAPA MENTAL GRATUITO

22 maio

As teorias sociais do século XIX são muito cobradas em qualquer vestibular, principalmente o Socialismo Utópico e o Científico seja para públicos (pism e Enem) ou particulares. Você precisa ter muito cuidado com esse assunto e garantir que entendeu bem, para conseguir responder as questões corretamente. Vou ensinar a vocês, nesse post, para vocês aprenderem de vez.
enem 2020- socialismo utópico e científico RESUMO


No final do post vou citar as referências e disponibilizar um mapa mental GRATUITO para você baixar. Vamos lá!
CONTEXTO
Tudo na história é preciso que se entenda o contexto. Estamos falando do século XIX, em meio a 2º Revolução Industrial; as condições de vida dos trabalhadores eram péssimas, altas jornadas de trabalho (cerca de 14 a 16 horas), baixos salários (não existiam salários mínimos), trabalho infantil e feminino menor remunerados do que o masculino, e ausência de leis trabalhistas. Então nós temos a burguesia X proletariado.

COMEÇO
Os trabalhadores não tinham muito o que fazer com essa situação, porque precisam trabalhar e nenhum emprego era diferença das condições que eu citei acima. Houve um momento de destruição das máquinas (por parte dos proletariados), conhecido como Ludismo. Dessa situação, começaram a surgir teorias que criticavam o capitalismo (ou não), em favor dos trabalhadores.

OS ÚTOPICOS
Claramente eles não se chamavam assim, foram nomeados de utópicos pelos socialistas que vieram depois. Esse conceito é simples. Ficaram conhecidos pela utopia simplesmente por proporem algo muito romântico (no sentido idealizado da palavra), irrealizáveis, apenas sonhos.

 Esses socialistas conseguiram identificar o problema (o capitalismo), mas não conseguiram propor nenhuma solução real para ele. Abaixo teremos pensadores extremamente importantes, quando falamos de socialismo utópico:

  • Sain't- Simon : Simon era totalmente contra o uso da violência (como foi durante a Revolução Francesa), ele acreditava que os meios de produção poderiam ser gerenciados pelos trabalhadores, banqueiros e patrões. (o que é claramente impossível, por isso, utópico). 
  • Robert Owen: empresário de tecidos que acreditava que a melhoria das condições de trabalho poderia acabar com toda a raiva do proletariado; como a redução da jornada de trabalho para  horas, fundo de pensão, creches e centro de recreação. 
  • Charlies Fouries: acreditava que a Europa poderia ser dividida em falanstérios (pequenas comunidades entre 1200 a 2000 pessoas), autossuficientes e sem centralização do poder. 

Deu para ver o porquê deles terem sidos considerados utópicos, né? Viviam no mundo da lua!

OS CIENTÍFICOS
Foi o socialismo com uma visão revolucionária, contrário aos utópicos que eram pacíficos, e que apresentou, além da crítica ao capitalismo, uma solução.

E aí, nós temos dois grandes nomes dentro desse socialismo científico: Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Os conceitos mais importantes são:

  • Materialismo histórico:
  1.  análise das bases materiais da história= infraestrutura econômica (relação de produção).
  2. Análise da ideologia ligada à base material= superestrutura ideológica (cultura da sociedade)
a infraestrutura (qual seu trabalho, quanto tempo disponível você tem, suas condições e etc) influencia diretamente na sua superestrutura (cultura). Por exemplo, a sua jornada de trabalho definirá quanto tempo disponível você tem, que definirá se você poderá ler livros ou assistir filmes, o que por sua vez, influenciará na sua cultura.

  •  Luta de classes: Eles acreditavam que o único meio do proletário não ser explorado, é tomando os meios de produção de forma revolucionária dos burgueses.

  • Dialética:
 BURGUESIA           X           PROLETARIADO          socialismo              COMUNISMO 
 (tese)                     (conflito)            (antítese)                (caminho)                     (solução)
Explicando: a burguesia e os trabalhadores estavam em conflito, a melhor solução é o comunismo, e para chegar lá, é preciso do socialismo (caminho).

  •  MAIS VALIA :  relação entre o proletário e o patrão, em que este explora aquele (o patrão explora o trabalhador). O trabalhador é o responsável por trazer lucro para o patrão, mas quem fica com a maior parte do lucro é o patrão. O proletário vende sua força de trabalho e recebe bem menos do que produziu.

  • REIFICAÇÃO: o trabalhador é tratado como uma coisa.

  • REVOLUÇÃO SOCIALISTA (recomendo o filme A Revolução dos Bichos): a revolução começa quando o partido comunista mostra ao trabalhador que ele é explorado, este se une ao partido contra o capitalismo e então começa a luta armada (único jeito de derrubar a burguesia).

  • DITADURA DO PROLETARIADO: seria a etapa de transição após a Revolução, em que o estado seria dono dos meios de produção, a burguesia a noção de propriedade privada seria extintas, resultando no comunismo.

  • COMUNISMO: fim da exploração do homem, fim da necessidade do Estado (ou seja, Cuba não é comunista, e sim, socialista). Liberdade total e irrestrita, consciência plena e fim da necessidade de regras (todos agiriam com plena responsabilidade).

Existem outros conceitos dentro das ideias sociais do século XIX, como o anarquismo e o socialismo cristão, que trarei em outro post.

MAPA MENTAL:

As referências que eu disse que colocaria, estão aqui embaixo:
-VÍDEO AULA DO PARABÓLICA (amo esse cara)

Eu espero de coração que esse post possa ser útil para você e que te ajude a estudar para o Enem ou qualquer outro vestibular! Se tiver alguma sugestão, não deixe de colocar aqui embaixo! 

You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram