A importância da valorização do SUS -Redação tema Enem- dissertativa-argumentativa

17 dezembro

redacao enem saude publica
 O Sistema Único de Saúde foi criado em 1988 de acordo com a Constituição Federal, escrita no governo do presidente José Sarney, o primeiro após 21 anos do regime militar no Brasil, com o objetivo de alterar o estado de desigualdade da população brasileira em relação à saúde, para que todos tivessem igual acesso;e, mesmo com a precariedade e demora em algumas situações, o SUS está presente diariamente na vida de todos os brasileiros, e não  existe saúde no Brasil sem ele. 

Durante o regime militar no Brasil, a saúde era deplorável e o índice de mortalidade infantil era muito alto, não houve melhores no saneamento básico, mesmo com o "milagre econômico", e as crianças morriam de doenças simples, como o sarampo, mesmo existindo a vacinação desde 1963.

Poucos conhecem todas as funções do SUS, como, por exemplo, uma que está presente o tempo todo na vida dos brasileiros: a vigilância sanitária. Ela garante que restaurantes, clínicas, lojas e hospitais possuam um excelente sistema de saneamento básico, para que seus consumidores e clientes estejam protegidos de doenças. Porém, possui problemas com a má gestão. 

Visto que o SUS é um sistema de saúde público que causa a admiração nos países do mundo inteiro, é perceptível que ele possua falhas que podem e devem ser sanadas, através de uma boa gestão e controle dos governantes, e esse cuidado deve ser cobrado pelos cidadãos brasileiros, ao exigirem melhorias e elegerem melhores representantes. Pois, saúde é um direito de todos cidadãos e dever do Estado. 

You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram