Medidas de prevenção necessárias para evitar novas pandemias - redação tema ENEM

21 abril

redação dissertativa argumentativa enem coronavírus

A pandemia do novo coronavírus relembrou aos homens que, apesar dos avanços tecnológicos, doenças e mortes estão longe de serem plenamente controladas pelos homines sapientes. O modo de vida contemporâneo é irresponsável, pois não se preocupa com o impacto de suas ações no meio ambiente, e nem na manutenção de uma boa saúde pública. 

Em primeiro lugar, é preciso considerar que, um indivíduo com um vírus ou bactéria pode significar uma nação inteira doente, por causa do seu alto índice de contágio. Se a saúde pública não for de alta qualidade e garantida a todos, doenças se espalham rapidamente entre os cidadãos e o Estado perde o controle, criando-se, assim, novas pandemias.

Além disso, percebe-se uma falta de preocupação com o meio ambiente e em como o capitalismo exacerbado tem degradado este. As arque bactérias são seres procariontes que conseguem sobreviver em lugares extremos, como nas geleiras. E com o derretimento destas por causa do aquecimento global e mudanças climáticas, o ser humano fica suscetível à novas enfermidades.

Em vista dos argumentos apresentados, faz-se necessário, para prevenir novas pandemias, a ação do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e do Meio Ambiente. Para que estes promovam campanhas contra a degradação do meio ambiente, prevenindo o surgimento de novas doenças causadas por organismos estranhos que aparecem por causa da destruição ambiental. Além disso, garantir políticas públicas de qualidade, com pesquisas e manutenção de equipamentos, a fim de controlar possíveis doenças, com a descoberta de vacinas e tratamentos. 

You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram