7 dias de autocuidado para mulheres

02 julho

Olá! como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem! Tenho ficado sozinha em casa quase o tempo todo nessa quarentena, sem muitas pessoas para conversar, só eu mesma. E isso me ensinou muito sobre autocuidado e desenvolvimento pessoal, pois antes eu nem tinha "tempo" para pensar nesse assunto. 

Agora todos nós temos, não? 

Aprendi bastante durante esse período, principalmente sobre cuidar do meu emocional. Pensando nisso trouxe um post com 7 dias de autocuidado para mulheres. Eu convido vocês, durante uma semana, a cuidar de vocês e experimentar um pouco do autocuidado.

Vamos lá?

7 dias de autocuidado para mulheres

Dia 1- cuidar da mente

Nós somos o que pensamos de nós e do mundo. Cuidar da nossa mente é um exercício diário e difícil, mas necessário. Cuidar da nossa mente significa cuidar dos nossos pensamentos, afastando de nós todos os pensamentos ruins, como inveja, necessidade de cuidar da vida dos outros, fofoca, insuficiência e etc. Como você pode cuidar da sua mente?

  • Tendo pensamentos de gratidão assim que acordar 
  • Trocando os pensamentos negativos por positivos ao longo do dia
  • Se mantendo calma
  • Pensar antes de agir.
  • Quando estiver nervosa, foque na sua respiração até acalmar.
  • Quando tiver pensamentos ruins sobre você ou sobre os outros, simplesmente traga a sua mente para o presente e o que você está fazendo agora. 
Dia 2- Autocuidado externo
Nosso corpo físico é o que nos sustenta nessa terra para vivermos a nossa melhor versão, por que insistimos em não cuidar dele, mesmo sabendo que ele faz tudo por nós? Cuide de você todos os dias, com carinho e amor, e não como uma obrigação. Como cuidar do meu corpo físico?
  • Crie uma rotina para cuidar da sua pele
  • Crie uma rotina para cuidar do seu cabelo
  • Hidrate seu corpo (bebendo água e passando cremes corporais).
  • Se alimente bem
Dia 3- Cuidar das emoções.
Nossas emoções são responsáveis por nos tornar humanos e é uma das coisas que nos diferem dos demais animais. Porém, nós insistimos em nos fechar e não nos permitimos sentir essas emoções. Isso é muito prejudicial, falo por mim mesma. Precisamos sentir toda dor, só assim para sermos curadas. Como cuidar das suas emoções?
  • Sente-se em um lugar confortável, com uma roupa confortável e fique em silêncio, relembrando sua dor. Permita-se sentir, não se feche. Se quiser chorar, chore. Se quiser gritar, grite. Se quiser socar alguma coisa, soque o travesseiro.
Dia 4- mova seu corpo
Mover nosso corpo é essencial para a manutenção do mesmo. Você não precisa ir para a academia ou correr durante horas, apenas movimente-se! Como movimentar seu corpo?
Dia 5- Dia de limpar sua casa
Já fiz um post sobre como destralhar sua casa em uma semana, no dia 5 da nossa semana de autocuidado, aproveite para destralhar o que está mais visível para você. Formas de limpar sua casa facilmente?
  • Coloque roupas que você não usa mais para a doação
  • Tire objetos de decoração quebrados ou que você não gosta
  • Tire itens da cozinha que você não usa.
  • Limpe cadernos, agendas e livros.
Dia 6- Limpeza digital
Nossos meios digitais são muito importantes para nós, pois neles temos muitas coisas que precisamos. Porém, as vezes fica difícil encontrar alguma coisa no meio e muita bagunça digital. Formas de limpeza digital:
  • Passar fotos e arquivos importantes para o Google Drive e limpar do seu celular e computador
  • Apagar apps
  • Deixar de seguir quem você não acompanha nas redes sociais e seguir só quem você acompanha.
  • Apagar mensagens no whatsapp 
  • apagar áudios e músicas que você nem sabe porque tem
Dia 7- Tirar um dia para relaxar
Nós temos a constante necessidade de estarmos sempre ocupados, e, quando estamos sem fazer nada, achamos que estamos procrastinando e nos sentimos culpadas. Sim, precisamos fazer muitas coisas, mas também podemos tirar um tempo para nós. Como você pode fazer isso?
  • Fazendo um chocolate quente e aproveitando o tempo em que você toma ele (sem mexer em redes sociais ou ver série ou qualquer outra coisa, apenas se concentre em tomar o chocolate)
  • Fazendo as unhas
  • Se maquiando 
  • Vendo um filme 
  • Assistindo uma série
  • Cozinhando (receitas novas)
  • ou simplesmente, não faça nada e aproveite sua companhia.
Eh isso! Espero que vocês gostem e que cuidem sempre muito bem de vocês. Obrigada por ler até aqui.

Com Carinho, Clara.

You Might Also Like

10 komentar

  1. Oi Clara, tudo bem?

    Adorei a dicas! Acho que no momento atual que vivemos uma dose de autocuidado são essenciais para manter a mente e o corpo saudáveis.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Autocuidado é o que deixa minha mente e corpo saudável, sinto que é essencial!
      Abraços!

      Excluir
  2. Gosto muito das suas dicas de autocuidado, Clara, elas são sempre um lembrete maravilhoso de que não devo me esquecer de mim. Além de que você vai fundo, não pensa só no superficial, mas está sempre incluindo cuidado em cada área, isso é muito bom.
    Obrigada por isso, com certeza vai me ajudar demais ♡

    Abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Any! É sempre bom ter você aqui! Autocuidado mudou completamente minha vida e a forma como vejo as pequenas coisas e as grandes coisas do dia a dia! Meu desejo é que todos experimentassem desse aconchego e esperança!
      Abraços!

      Excluir
  3. Que dicas tão preciosas, toda a gente devia de seguir elas para ser mais feliz.

    Já estou a seguir o teu blog :)

    Um beijinho

    www.marciatome.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! Obrigada pela visita <3
      Abraços!

      Excluir
  4. Poxa,gostei muito do post, muito mesmo !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado! Seja bem vinda e volte sempre :)

      Excluir
  5. Olá Clara! Que post incrível sobre autocuidado para mulheres! Suas sugestões são simplesmente inspiradoras e muito necessárias, especialmente nesses tempos desafiadores.

    No Dia 1, sobre cuidar da mente, suas dicas de praticar gratidão e trocar pensamentos negativos por positivos são preciosas. Acredito que uma mente saudável é o alicerce para uma vida plena.

    O Dia 4, sobre mover o corpo, ressoou comigo. A ideia de simplesmente se movimentar, seja dançando, caminhando ou fazendo yoga, é maravilhosa. Às vezes, pequenos gestos fazem uma enorme diferença na nossa energia.

    O Dia 7, dedicado a tirar um dia para relaxar, é um lembrete crucial. Às vezes, esquecemos a importância de desacelerar e aproveitar momentos de tranquilidade. Fazer algo simplesmente para o nosso prazer é uma forma especial de autocuidado.

    Agradeço por compartilhar essas valiosas sugestões! Tenho certeza de que muitas leitoras se sentirão inspiradas a incorporar esses hábitos de autocuidado em suas vidas. Com carinho, camila.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram