Como se organizar nos estudos + cronograma de estudos gratuito

09 julho

Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. Criei um instagram para o blog, a fim de me sentir mais próxima de vocês. @blog.claraoliveira, vou adorar ter vocês por lá! 
Indo ao assunto do post de hoje, decidi trazer algumas dicas que funcionam para mim quando se trata de organização dos estudos, e acho que pode funcionar para você também. Segundo e último semestre do ano está aí, e para aqueles que querem fazer vestibular no final do ano, organização é crucial. 

Vamos lá?
Como se organizar nos estudos

Por que a organização nos estudos é importante?

Basicamente por dois motivos:
1) evita os surtos: quando você tem muita coisa para fazer, mas não sabe exatamente o que tem que fazer nem para quando, isso causa uma ansiedade que poderia ser facilmente evitada se você se organizasse.

2) te ajuda a fazer o que deve ser feito: com calma e tranquilidade, sabendo exatamente o que precisa ser feito e para quando, você consegue fazer as coisas que precisam ser feitas. E isso é muito benéfico para você mesma, pois não fica sobrecarregada e pode até ter algum tempinho sobrando, caso se organize bem. 

É preciso criar uma rotina.

Quando eu digo que é preciso criar uma rotina, quero que leve bem a sério. Nenhuma organização funciona sem uma rotina. Então, crie e siga sua rotina. Se você disse que vai estudar 3 horas por dia, então sente-se e estude durante três horas. Dicas para criar sua rotina de estudos:

1) Organize seu ambiente
2) Estabeleça blocos de tempo, como a técnica pomodoro que você estuda por 25 minutos e descansa 5 minutos.
3) Livre-se das distrações. Deixe seu celular desligado, ou em outro cômodo. 
4) Crie recompensas para você. Se estudar direitinho todos os dias de segunda a sexta, não vai estudar no final de semana, ou irá ver um filme. Aquilo que seja melhor e mais tentador para você, a fim de te incentivar a seguir a sua rotina.

Como se organizar?

1) Tenha um calendário e um cronograma de estudos: 

Esse calendário geral é para você anotar tudo o que precisa ser entregue e para quando, lembre-se de colocá-lo em um lugar que você veja o tempo todo, e lembre-se de vê-lo o tempo todo. Essa é só uma ferramenta geral para te ajudar a planejar seus dias com mais detalhes. Esse calendário também pode ser usado como um cronograma de estudos para anotar quais matérias irá estudar no dia (de forma geral: história ou matemática). 

BAIXE O CRONOGRAMA DE ESTUDOS GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI 


2) Listas:

eu gosto muito das listas porque acho que é uma forma simples e muito eficaz de se organizar. Após colocar tudo no calendário grande, faça listas para o dia em questão, detalhando exatamente as tarefas menores que você precisa fazer para ter aquele grande projeto pronto para o dia certo. Por exemplo: No calendário você anotou que todas as segundas iria estudar matemática e física. Nas listas diárias, você colocará que precisa fazer 20 questões de física sobre cinemática e que precisa fazer um mapa mental com as fórmulas de geometria. Ficou claro?

Recapitulando: no calendário você coloca a tarefa maior que demanda muito tempo, como um trabalho. Nas listas diárias você divide essa tarefa grande em pequenas tarefas e as faz todos os dias até o dia em que o trabalho precise ser entregue. 

Dica: lembre-se de anotar todas as tarefas que você precisa fazer, não confie na sua mente. Ela não se lembrará depois. 

3) Organização digital:

Arquivos, trabalhos, fotos. São muitos arquivos digitais que se você não organizá-los, não saberá onde estará quando precisar. Gosto demais do Google Drive para organizar essas coisas. Tenho várias pastas no Drive com simulados, provas e apostilas que me auxiliam nos estudos sempre, e não gasto nenhum tempo procurando, porque sei onde estão. Já fiz um post com apostilas gratuitas para estudar para o ENEM, clique aqui e leia. 

4) Não deixe tarefas se acumularem:

O objetivo de se organizar é justamente não deixar que as tarefas se acumulem. Porém, é natural que isso aconteça. Então, caso precise, tire um dia na semana ou a cada 15 dias para desacumular matérias e fazer aquilo que tem se acumulado e você precisa fazer ou já era para estar feito. Gosto bastante desses dias, pois acabamos saindo um pouco da rotina pré-estabelecida.

O importante é sempre tirar um dia para colocar as coisas em dia, caso contrário, você terá tantas tarefas acumuladas que não conseguirá resolver tudo. E isso te sobrecarregará, além de gerar uma ansiedade desnecessária.

5) Reveja sempre:

O sistema de organização só se torna ideal a partir do momento que você o revê com frequência. Eu aconselho a toda semana refletir sobre como foi sua organização naquele período, o que faltou e o que poderia ser melhor. É preciso estar sempre adaptando e revendo para ter certeza que esse sistema será o mais eficiente para você. Caso não seja mais, está na hora de trocar ou mudar algumas coisas. 


Essas foram as dicas de hoje para você montar sua rotina ideal e organizar seus estudos da melhor forma possível

You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi Clara,
    Menina, amei suas dicas e pude notar que sigo todas, haha. Por isso, acho que sou prova viva de que todas as suas sugestões funcionam super bem. A única coisa que preciso mudar é minha organização digital, pois guardo tudo da faculdade em pastas no computador, e o certo seria usar o Google Drive também, assim, caso algo aconteça com meu notebook, eu não perco meus documentos de estudo.
    Além disso, não estudo para o ENEM, mas faço faculdade EAD, ou seja, preciso dessa organização e rotina por que estudar e entender as matérias depende 90% de mim.
    Enfim, amei esse post e estou seguindo o Instagram do blog também *-*
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.