10 filmes essenciais da década de 70

03 fevereiro

 Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem, graças a Deus. Esse blog está quase virando um mundinho cinéfilo, né? Tenho trazido muitos conteúdos relacionados ao cinema porque tenho gostado de conhecer mais dessa arte e me aprofundar. 

Assim como nos livros, em geral, os filmes clássicos são os meus favoritos, pois significa que eles sobreviveram ao tempo, ou seja, são bons. Por isso, vou fazer uma série de posts aqui com os filmes essenciais de cada década no cinema, e hoje o post é sobre os 10 filmes essenciais da década de 70. Espero que gostem. 

Vamos lá?

Lista de filmes de ação para assistir na Netflix

Melhores filmes protagonizados por mulheres 

Filmes de romance da Netflix 



Poderoso Chefão (1972)

Estrelado pelo glorioso Marlon Brando e pelo Al Pacino, conta a história de uma família de origem italiana muito influente na máfia. Muitos críticos consideram esse como o melhor filme de todos os tempos, pela atuação impecável do Brando e pelo papel formidável que o Al Pacino desempenhou. Simplesmente uma pérola. Disponível na Prime Vídeo. 

Don Corleone (Marlon Brando) é chefe de uma das famílias de mafiosos italianos mais respeitadas de Nova York. Quando ele é ferido e afastado de suas funções, o filho Michael (Al Pacino) deve tomar as rédeas da situação para acabar com o responsável e manter a honra do pai intacta. Dirigido por Francis Ford Coppola e vencedor de três Oscars, incluindo o de Melhor Filme.


 

O Exorcista (1973)

Esse é para quem ama um terror! Não recomendo se você não gostar de filmes assim, mas para quem gosta esse é obrigatório. Ganhou dois oscars, um de melhor roteiro adaptado e outro de melhor mixagem de som. Além de ter ganhado 4 Globos de Ouro.

Uma atriz vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

 

Poderoso chefão 2 (1974)

O filme foca em mostrar a tentativa de Michael (Al Pacino) em substituir o pai como chefe da família, ao mesmo tempo que mostra como o Vito Corleone (o pai) conseguiu se tornar tão influente, representado pelo Robert de Niro no papel do Vito Corleone novo. Disponível na Prime Vídeo. 

Após a máfia matar sua família, o jovem Vito foge da sua cidade na Sicília e vai para a América. Vito luta para manter sua família. Ele mata Black Hand Fanucci, que exigia dos comerciantes uma parte dos seus ganhos. Com a morte de Fanucci, o poderio de Vito cresce, mas sua família é o que mais importa para ele. Agora baseado no Lago Tahoe, Michael planeja fazer incursões em Las Vegas e Havana instalando negócios ligados ao lazer, mas descobre que aliados como Hyman Roth estão tentando matá-lo.

 

Chinatown (1974)

Primeiro filme que assisti com o Jack Nicholson e fiquei me perguntando: "Como não conhecia sua atuação?". Ele é um daqueles atores que sabem fazer um bom suspensa, mas que o humor nunca fica de lado. Esse filme ganhou só um Oscar de Melhor Roteiro Original, mas ganhou muitos outros prêmios. Um suspensa que vale a pena ver. Recomendo muito.

O detetive particular Jake Gittes é contratado por uma ricaça para investigar o marido, no que parece ser mais um caso de infidelidade conjugal. Gittes logo descobre que a mulher era uma impostora e encontra a verdadeira Evelyn Mulwray, filha de um dos homens mais poderosos da cidade. O detetive se vê no meio de um perigoso jogo de poder, em uma trama surpreendente que envolve desvio de fornecimento de água, aquisições de terras e pessoas ligadas à Companhia de Água e Energia.

 

Tubarão (1975)

O primeiro BlockBuster da história e com mérito. Não achei que fosse gostar desse filme, tubarões não são de meu interesse, mas acabou entrando para a minha lista de melhor filmes já assistidos. Esse filme enfrentou muito problemas para ser gravado, mas conseguiu. E, para mim, a genialidade está no fato de terem feito um filme de tubarão em que o próprio tubarão aparece apenas 3 minutos em todo o filme. O medo do desconhecido pega a gente nesse filme.

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity virou refeitório de um gigantesco tubarão branco, que começa a se alimentar dos turistas. Embora o prefeito queira esconder os fatos da mídia, o xerife local (Roy Scheider) pede ajuda a um ictiologista (Richard Dreyfuss) e a um pescador veterano (Robert Shaw) para caçar o animal. Mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam. Sinopse do Adoro Cinema

Taxi Driver (1976)

Protagonizado pelo jovem e lindo Robert de Niro que desempenhou um papel excepcional na pele de Travis, veterano da Guerra do Vietnã que se encontra perdido após a guerra, tomando remédios e com a cabeça ruim. Disponível na Prime Vídeo.

Em Taxi Driver - Motorista de Táxi, Travis Bickle, 26 anos (Robert De Niro) e veterano da Guerra do Vietnã, é um homem solitário no meio da grande Nova York. Logo, ele começa a trabalhar como motorista de táxi no turno da noite, crescendo o sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Travis começa a cogitar, então, de tomar algumas medidas drásticas para mudar esse cenário.

Star Wars (1977)

Eu preciso confessar meu preconceito com Star Wars e o pior: não sei de onde veio. Seguindo a onda que "Tubarão" deixou, a saga de Star Wars foi criada para ser um Blockbuster que vende, e conseguiram. Camisas, acessórios e tudo aquilo que pudessem estampar os atores do filme. Achei que não fosse gostar de pessoas lutando no espaço (gosto de filmes amis reais), mas me enganei. Depois que vi o primeiro, vi todos os outros e pretendo reassistir.

Em Star Wars - Episódio IV, o jovem Luke Skywalker (Mark Hamill) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o Jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros Jedi e a Han Solo (Harrison Ford), um mercenário, para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da resistência. Sinopse do Adoro Cinema.

Superman (1978)

Para mim, o melhor Superman que já foi gravado. Christopher Reeve nasceu para ser o superman, é nítido como se encaixa perfeitamente no personagem. Sem contar que temos a atuação do Marlon Brando nos deliciando no começo. Para quem gosta de super heróis ou não (eu não gosto muito), eu sigo: assistam!

Jor-El (Marlon Brando), um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá credito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes. Na Terra, ele usa o nome de Clark Kent (Christopher Reeve) e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, não demonstra ter superpoderes. Mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane (Margot Kidder), uma colega de trabalho, ele obrigado a se revelar para o público, ficando conhecido popularmente como Superman. Descontente com o surgimento de um super-herói na cidade, Lex Luthor (Gene Hackman), um gênio do mal, o obriga a se desdobrar para evitar a morte de milhões de pessoas. Sinopse do Adoro Cinema.

Alien (1979)

Eu achava que não gostava de ficção científica até ver esse filme. Não atoa ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Fiquei me perguntando "Como fizeram efeitos especiais tão bons em 1979?". Ainda não achei a resposta, mas a verdade é que fizeram um excelente trabalho nesse filme, e ele é importante justamente pelos avanços tecnológicos do cinema.

Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteroide. Enquanto a equipe investiga o local, um dos tripulantes é atacado por um misterioso ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.


Apocalypse Now (1979)

Um filme de guerra diferente. Dirigido pelo sensacional Coppola e estrelado pelo Martin Sheen. Além desse ator sensacional, temos a atuação do Marlon Brando e do Robert Duvall (o personagem que diz aquela famosa frase "Eu adoro o cheiro de napalm pela manhã". Ganhou dois Oscars, um pela fotografia e outro pela mixagem de sons. Eu adoro esse filme.

O Capitão Willard (Martin Sheen) recebe a missão de encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, Coronel Kurtz (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.


E aí? Já conhecia algum desses? Quais você já viu? Deixa aqui nos comentários! Aceito sugestões de outros filmes também :)

Espero que tenham gostado, obrigada por ter lido até aqui.

Com carinho, Clara.

 


You Might Also Like

2 komentar

  1. Olá
    Tudo bem?
    Eu já assistir Poderoso Chefão e adorei, ótimas indicações de filmes adorei.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muita vontade de assistir O Poderoso Chefão, e dessa lista assisti apenas O Exorcista

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram