7 dicas para você se organizar em 2023

27 novembro

 Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. 2020 já está no finalzinho, e, para ser bem sincera, esse ano foi ima bagunça pra mim. Algumas metas eu continuei firme, porém em várias outras eu não me dediquei; além de que esse ano minha saúde mental e física ficou completamente desequilibrada. 

Pensando nisso, trouxe 10 dicas para você se organizar em 2021 e conseguir alcançar todas as suas metas, com equilíbrio e paz mental. 

Dicas de como se organizar em 2021

Antes de tudo...

O que é organização? 

Organização é um conceito bem subjetivo e só você pode responder essa pergunta. O que é organização para você? É conseguir fazer tudo o que você tinha planejado para aquele dia? É manter suas coisas no lugar e organizadas? É estar em dia com as matérias da escola ou faculdade? É estar em paz com sua rotina? Reflita sobre essas perguntas primeiro, e depois parta para as 10 dicas que preparei para você. 

1º Tenha um sistema de organização que se adapte a você

Essa dica é a mais importante para poder começar a se organizar. Como você gosta de se organizar? Escrevendo listas? Prefere no papel ou no celular? Você gosta de planners decorados, prefere fazer seu próprio ou só gosta de escrever avulso? 

Decida a forma como você vai fazer e ONDE vai fazer. Você vai se organizar todo domingo? Ou no dia anterior 5 minutos antes de dormir?

Eu, particularmente, prefiro ter uma agenda sem pauta e fazer dele um bullet journal ou um caderninho avulso, em que eu escrevo listas e me organizo todo dia antes de dormir. Agora, pare um pouquinho e pense em como você vai se organizar; e seja REALISTA, se você gosta de coisas simples e quer comprar um planner super decorado, já digo: não vai funcionar. Procure aquilo que se adeque a você, somente a você. 

2º Algumas dicas de aplicativos e sistemas para você se organizar

Ok, se você decidiu que gosta de papel, aqui vai algumas dicas do que você pode usar:

Planner: Basicamente, você compra ele pronto (o que mais te encha os olhos) e vai só escrevendo e completando-o com seus compromissos e projetos

Bullet journal: Se você for mais criativa, talvez esse seja melhor para você. No bullet, você quem cria as páginas, com canetas coloridas e utilizando bem sua criatividade.

Diário: meu sistema de organização. Nele você escreve as coisas meio avulsamente e do seu jeito, sem muita ordem ou regra. 

Mas eu prefiro as tecnologias... e agora? Esses 2 aplicativos podem te ajudar:

Google Calendar: se você não consegue as funcionalidades desse app tão comum, aconselho a procurar mais informações sobre. Ele é um app completo que vai te ajudar muito com sua organização.

Trello: Um ótimo app para quem gosta de tudo separado em listas, de acordo com assuntos e coisas mais importantes.

Eu não me acostumei tanto com aplicativos e uso da tecnologia para me organizar, mas indico esses dois aplicativos de olhos fechados, pois sem que são bons e irão resolver o problema de vocês. 

3º Seja realista

Seja realista e sincera com vocês. Essa é uma dica que você precisa levar muito em conta, pois não adianta idealizar demais suas metas e projetos e não ser realista para alcançá-las.

Não coloque mais metas e projetos que você poder realizar em um dia, ou semana. Priorize as coisas mais importantes para você. 

Por exemplo, não adianta você falar que vai correr 2 horas todos os dias, estudar 4 horas, ver um filme por dia, trabalhar 10 horas por dia e ainda ter tempo para brincar com o cachorro, meditar e dormir 8 horas por noite. 

Respeite sua rotina, o seu tempo e as suas prioridades. Só assim você vai conseguir ter sucesso na sua organização.  

4º Simplesmente comece

Eu sei que a gente fica idealizando demais, né? Agendas, sistemas de organização e essas coisas. Porém, não adianta nada se você não tiver metas realistas e for bem pé no chão. Então, a dica é simples: comece pequeno e veja como você se adapta ao seu sistema de organização.

Coloque metas realistas que você sabe ser capaz de cumprir sem se cobrar muito, e, depois, aumente o grau de "dificuldade", se você achar necessário.

5º Tenha foco

Não adianta ter um sistema de organização e metas realistas se você não tem foco para fazer as coisas que você precisa, então, tenha foco! É um exercício mental que você precisa fazer com consistência, porque o nosso cérebro nos engana muito, não confie de jeito nenhum nele. 

Tire as distrações de perto de você, não ache que você consegue resistir a elas.

Exemplo: eu sempre deixo meu celular em outro cômodo quando preciso focar em algo, pois sei que se ele ficar do meu lado, não vou resistir e vou pegar ele de 5 em 5 minutos. 

Outra dica legal é você tirar as notificações do seu celular, porque, assim, você não fica curiosa pra saber o que te mandaram e quem te mandou. Se alguém precisar falar sério com você, com certeza irá te ligar.  

6º Se recompense

Nem todo mundo acha essa dica necessária, mas eu acho que é importantíssima. Você não precisa e nem deve ser produtiva e fazer coisas o tempo todo, você NECESSITA descansar. É do nosso corpo, é necessário. Então, após cumprir sua tarefa, ou ser produtiva durante um tempo, se recompense depois.

Exemplo, você estudou por 50 minutos, tire 10 minutos para você mexer no celular, ver um pouco de série, comer alguma coisa, ou simplesmente não fazer nada.

Algumas pessoas usam a técnica pomodoro, em que você fica 25 minutos focado em uma tarefa e 5 minutos descansando, acho uma boa técnica, apesar de preferir ficar focada durante mais tempo. Porém, isso é você quem decide.

Você pode tirar um tempo de descanso ou comer um docinho para se recompensar; ou, se for uma tarefa muito grande, você pode pensar: "se eu fizer essa tarefa até o final da semana, irei tirar um dia de descanso para não fazer nada". 

Como você vai descansar é você quem decide, o importante é descansar.

Por fim...

Acredite em você!

Se você quiser, pode fazer acontecer! Basta querer! Acredite no seu potencial para se organizar e fazer as coisas darem certo na sua vida. Coloque seus planos e sonhos no papel e realize um de cada vez, mesmo que demore, o importante é vivenciar aquilo.

Espero que essas dicas tenham sido importantes e que possam de alguma forma ajudar vocês. 

Com carinho, Clara.

You Might Also Like

1 komentar

  1. Com certeza são dicas que vão ajudar bastante. Acredito que uma das minhas maiores dificuldades é começar de fato, pois fico idealizando demais e acabo procrastinando muitas vezes. A dica 4 é ótima nessa caso, hehe!

    Abraços,
    Any.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram