Planilha financeira: organize as finanças morando sozinha

28 fevereiro

    Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem! Para quem não sabe, mudei de cidade ano passado para estudar Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Itajubá, em Itabira. Morei 4 meses em um lugar deplorável, mas depois consegui mudar para um ap bem legalzinho e divido com mais duas meninas que estudam na mesma universidade que eu, é um sonho!

    Porém, morar "sozinha" tem suas responsabilidades, e a maior delas é ter extremo cuidado financeiro. Sempre fui muito organizada financeiramente, mesmo nunca tendo trabalhado de carteira assinada, sempre dava meus pulos para conseguir algum dinheirinho aqui ou ali. 

    Sabendo da condição dos meus pais, juntei dinheiro durante anos para me sustentar quando fosse estudar fora por pelo menos um semestre. 

    Meu curso é integral, passo 10 horas na universidade e 12 fora de casa, não tem como eu trabalhar fixamente (acredite, eu queria muito). Minhas fontes de renda hoje são: um dinheirinho que ganho como bolsista em um projeto na minha universidade, vou começar a ganhar auxílio estudantil (vai me ajudar muito) e uns trocados (bem trocados) aqui do blog. 

    Como não tenho salário fixo, preciso me organizar muito para bem não me embolar financeiramente. Pensando nisso, trouxe esse post com alguma dicas para organizar suas finanças e no final tem uma planilha financeira! Vamos lá?

Planilha financeira




Por que se preocupar com suas finanças ao morar sozinha?

    Essa é a primeira preocupação que deveríamos ter meses antes de morar sozinha, pois o planejamento para sair da casa dos pais começa bem antes de realmente se mudar. Você precisa ter em mente que vai precisar se preocupar em comprar coisas que nunca pensou que se preocuparia e que você não faz ideia de quanto custa a maioria das coisas.

    Ter um planejamento vai te ajudar a sair definitivamente da casa dos seus pais, tendo a segurança que você vai conseguir se virar sozinha sem depender dos seus pais todos os meses.

Coisas para ter em mente quando for morar sozinha:

  1. Você vai precisar abrir mão de "regalias" em troca da sua independência financeira;
  2. Vai precisar controlar sua alimentação e comer alimentos mais baratos;
  3. Vai ter que fazer trocas por produtos mais em conta;
  4. Vai precisar escolher com o que gastar.


Dicas para controlar suas finanças e gastar menos:


Limitar o crédito do cartão:

    Defina um limite máximo para seu limite no seu cartão. Não é porque seu banco te deu 10 mil de limite que você precisa usar os 10 mil. As pessoas confundem, limite não é dinheiro, você ainda vai ter que pagar. 

    Recomendo que seu limite seja no máximo 60% do que você ganha mensalmente. Mais do que isso pode ser perigoso, e acredito que todo mundo saiba que juros de cartão de crédito é absurdo. Então, tome cuidado.

Passar tudo no cartão de crédito:

    Essa é uma dica que funciona muito bem para mim, mas é preciso muito cuidado. Como eu disse acima, primeiro passo é limitar o crédito do cartão. Não passe tudo no crédito se você ainda não o limitou, beleza? 

    Essa dica me ajuda porque eu não preciso somar todos os gastos no final do mês, só pego a minha fatura e tenho noção de quais foram meus gastos totais no mês. Antes, eu passava tudo no débito, mas precisava ficar somando de 1 em 1 real todos os meus gastos. Dessa forma, me economiza tempo. Mas fica ligada na próxima dica, pois as três primeiras andam em conjunto.


Anotar assim que comprar:

    Não é porque tenho os gastos finais que não vou ter noção de como gastei meu dinheiro. Minha dica é anotar assim que você comprar qualquer coisa, seja de 1 real ou de 1000. Não precisa ser planilhas e coisas elaboras, pode ser no bloco de notas do celular.

    Para que fazer isso? Simplesmente para você ter noção de onde o seu dinheiro está indo. Às vezes, você gastou 10 reais atoa que poderia ter economizado. 

Ter uma planilha simples e efetiva:

    O que as pessoas mais pecam quando tentam se organizar financeiramente é nessa parte. Criam planilhas mirabolantes e continuam sem controle de gastos, porque o que todo mundo precisa é de coisas REAIS E PRÁTICAS!

    Eu tenho uma planilha bem simples no notion (onde me organizo) que é perfeita, simples e prática. Nela, tenho noção de todos os meus gastos e do que eu poderia melhorar. Olha como ela é:



Tenha uma lista de compras:

    Quando não temos lista de compras, acabamos por comprar coisas no supermercado que nós nem mesmo gostamos. Crie uma lista de compras básicas, de acordo com o que acha realmente necessário. Claro que ao longo do tempo você vai ajustando ela, um dos lugares que mais ganhei experiência após morar sozinha foi em supermercados. 

    Aprendemos a "maldade" ao longo do tempo, quais as quantidades necessárias, como economizar e até mesmo aprendemos a comer coisas que nem sabíamos que gostávamos.

Vá ao supermercado uma vez por semana:

    No máximo! Se puder ir de 15 em 15, melhor ainda. Quanto mais vamos no supermercado, mais gastamos. Por isso, faça a sua lista de compras com sabedoria para durar o tempo que você estipular, e só vá ao supermercado após esse tempo.
    
    Mesmo que alimento X tenha acabado, como os outros alimentos para não ter resto de nada e não jogar fora. Se sua carne acabou e falta dois dias para ir ao supermercado, será que não dá para se virar dois dias sem carne? 


Coma alimentos da estação:

    Sempre vão ser mais baratos. Mas não é só por isso. Quando eu morava com meus pais, tinha uma rotina alimentar que pude quebrar completamente quando fui morar sozinha. Vou explicar: na casa dos meus pais era sempre arroz, feijão, salada, alguma verdura e carne/ovo. 

    Quando eu descobri que não precisava comer só assim, minha vida mudou e meu paladar também! Eu não preciso comer o que eles comiam, o que eu preciso é comer carboidrato, proteína, fibras, vitaminas. 

    Passei a ir no supermercado e comprar o que estava na estação. Ao invés de arroz, comia purê. Ao invés de feijão, uma lentilha, e assim por diante... Um prato de purê, salada e um bife também é um prato nutritivo. 

    Então, descubra as estações e o que eles dão! Compre os alimentos frescos da estação, além de você se reinventar na cozinha, vai pagar mais barato também.
 
Se pague primeiro:

    Todos os meses, quando recebo meu dinheiro, pego uma parte e guardo. Normalmente, coloco em um CDB de liquidez diária do Banco Inter e deixo lá rendendo. Me viro com o resto do dinheiro ao longo do mês. 

    Recomendo que guardem pelo menos 10% do que vocês ganham (eu guardo 20%), pode parecer difícil em um primeiro momento, mas confiem em mim que vale a pena. Essa é uma segurança que você tem que possui um dinheiro reservado e que não estará completamente desamparada caso aconteça uma emergência.

Tenha em mente todos os seus gastos prioritários:

    Faça uma lista daquilo que não tem como você deixar de pagar mensalmente. Alguns exemplos:
  • Aluguel;
  • Água;
  • Luz;
  • Supermercado (reserve um dinheiro para isso, R$200 por mês?);
  • Conta de telefone;
  • Internet;
    Sabendo o que é prioritário para você, você também sabe em que pode abrir mão. Não falo de não comprar nada pra você, mas tenha a consciência de quando comprar e de quantas vezes dividir, se for o caso.

    Por exemplo, estou querendo compra um mocassim pra mim há muuito tempo, e acho que vou poder comprar assim que meu cartão virar, sem me embolar. 


    Essas foram as dicas para se organizar financeiramente morando sozinha! São as minhas dicas mais valiosas, e as que me permitem conquistar tudo que é essencial pra mim. Espero que sejam tão boas para vocês quanto é para mim.

    Abaixo, você consegue acessar no lojinha com a planilha financeira disponível. Fiz ela com muito carinho e está lindinha para quem precisa de uma dose de fofura para se motivar. Está em tamanho de folha A4. Boa sorte!

Comprar este produto
 
    É isso! Obrigada por ter lido ate aqui. Até a próxima!

    Com carinho, Clara.


You Might Also Like

2 komentar

  1. Amei as dicas. Aqui em casa a gente anota tudo em um caderno conforme vamos pagando as contas ou fazemos um gasto muito grande. Quase sempre deixamos passar as compras pequenas e depois não sabemos pra onde foi o dinheiro.
    Fazer esse rastreamento é muito bom para o controle e também para alertar quando está gastando em excesso com coisas desnecessárias.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossaa! isso aqui é de utilidade pública mulher hahaha
    Eu amei as dicas, eu fiz muito do que você falou quando mudei em 2021, ter tudo dentro de uma planilha, a gente tem noção certinha do que gastamos. E sobre o mercado, maravilhoso também, no começo eu ia sempre, ou fazia uma compra grande, mas ai perdia bastante coisa, então comecei a ir todo domingo, e agora compro as coisas pra semana sabee, assim compro só o que vou comer, e não estrago comidas!

    amei que você disponibilizou a planilha, vou baixar!!!
    http://www.mairanamba.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram