Como destralhar a sua casa em uma semana e eliminar o excesso na sua vida para se organizar!

25 fevereiro

 Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem! Espero que você esteja tendo um dia muito iluminado, consciente e produtivo. Essas 3 palavras são as que eu escolhi para definir o meu ano de 2021, fazendo isso através do destralhe. 

Eu aprendi sobre o destralhe lendo e estudando mais sobre o minimalismo prático, e isso foi um divisor de águas para mim, porque me fez entender que nós somos acumuladores de coisas inúteis, e que o problema está na hora de encontrar algo útil. 

Quem nunca ficou horas e horas procurando alguma coisa necessária no meio de várias coisas que você nem lembrava que tinha? Eu fazia isso o tempo todo. Poder entender que destralhar significava que eu poderia encontrar as coisas com mais facilidade, poupar trabalho, tempo e, principalmente, estresse; fez com que eu mudasse minha perspectiva e adotasse essa prática na minha vida. 

Só que ainda temos um problema: destralhar tudo.

 É muita coisa, eu sei. Porém, se dividirmos em partes fica mais fácil, e é isso que quero mostrar para vocês. Criei um plano de destralhe para ser praticado durante 7 dias, mas nada que impeça de você fazê-lo durante mais dias ou de 3 em 3 meses, ou de 6 em 6. Lembrando que eu cumpri esse plano antes desse post ir ao ar, e vocês não fazem ideia de como me senti mais leve.

Quanto tempo dedicar?

Eu sinceramente acredito que vocês poderiam dedicar de 1-2 horas por dia, mas isso é com vocês. Se não tiverem esse tempo, vocês podem prolongar durante um mês esse plano e destralhando apenas 30 minutos por dia. Não se prenda a essas pequenas coisas, o importante é fazer e não desistir, porque já aviso: será difícil, mas a recompensa é muito satisfatória.

Dia 1 - Fotos e arquivos digitais

Começando com as fotos. Eu tenho o google fotos e por isso tenho fotos de 2017 inúteis (sabe vídeo do WhatsApp?), principalmente porque na época meu celular baixava tudo que me mandavam, por isso aqui já vai uma dica: 

Tire a opção de baixar automaticamente os arquivos do WhatsApp

 Minhas fotos diminuíram 90% quando fiz isso, e obviamente, significa que meu trabalho de apagá-las diminuiu desde quando fiz isso, porque agora so baixo aquilo que preciso ou quero guardar.  

Se você não tiver google fotos e quiser desocupar memoria, é simples: coloque as fotos em uma pasta no seu computador, comprima e envie por e-mail para você mesmo. Quando você quiser é só buscar no e-mail e baixá-la. Assim você pode salvar memoria do celular, do computador e continuar tendo as fotos por e-mail.

Faça o mesmo com arquivos do seu computador. 

/p>

Dia 2 - Papeis, contas, materiais escolares, agendas, livros, apostilas.

Todo mundo tem uma pilha de papéis velhos para desocupar em casa, principalmente estudantes. Comece com materiais escolares, agendas velhas, canetas, lápis, cadernos; depois desocupe sua bolsa e carteira e depois vá para a parte das contas. 

Nessa hora você precisa ser cuidadosa na hora de jogar fora. As pessoas recomendam guardar contas de 5 anos apenas, mas você pode tirar foto de tudo e arquivar em uma pasta no seu e-mail também para ficar mais fácil de você achar. Quando precisar é só imprimir. 

Na parte de livros e apostilas, desocupe aquilo que você não use e lembre-se de doar para alguém ou para a biblioteca da sua cidade, com certeza pode ser útil para alguém. E lembre-se de ser sincera, nada de "ah, quando eu tiver tempo irei estudar sobre isso", se você quer aprender ou ler algo, comece hoje, não deixe pra " quando tiver tempo", porque esse dia nunca chegará. 

Dia 3 e 4 - roupas 

Eu acho que dois dias é necessário, porque você precisa experimentar todas as suas roupas, ver quais precisam de consertos, quais não te servem mais e isso leva muito tempo. Separe em 3 pilhas, uma que você tem certeza que não quer mais, outra que você tem certeza que quer e uma última com aquelas que você não tem tanta certeza se quer doar.

 E no próximos dias você precisa usar as roupas desta última pilha, pra ter certeza se quer ficar ou não. Separe também as que precisam de conserto e marque um dia para ir na costureira resolver de uma vez. 

Dia 5 - calçados e acessórios

Separe os calçados que te machucam, os que não dá para usar mais, aqueles que você não gosta e doe. Lembre-se de tirar todos e limpá-los também, para você poder guardar tudo limpinho.

Faça a mesma coisa com os acessórios, aquelas bijuterias que estão oxidadas, quebradas, ou que você simplesmente não gosta. E se eu posso te dar uma dica para tudo o que você for comprar, não só acessórios, é: compre coisas boas e originais. Semijoias e coisas de marcas. 

Eu sei que é mais caro, porém vai durar muito tempo, as vezes até uma vida inteira. Você vai ter menos coisas, mas que você sabe que são boas e duradouras. Isso é um princípio do minimalismo que tenho aprendido. Não adianta termos um guarda-roupa cheio se todas as suas roupas estragam na segunda vez que são usadas. 

Dia 6- cozinha 

Nós também guardamos muita tralha na cozinha, então no dia 6 iremos desocupá-la. Isso inclui vasilhas sem tampas, quebradas, alimentos vencidos, panelas estragadas ou inúteis. Tudo mesmo. Retire tudo dos armários e geladeiras, limpe-os e coloque de volta só aquilo que faz sentido para você. Vai dar trabalho, mas vale a pena. 

Dia 7- produtos de beleza e remédios 

E, para fechar com chave de ouro, vamos aproveitar o último dia para limpar maquiagens, cremes, perfumes, maquiagens, sabonetes e remédios. Tudo.

 Os que tiver vencidos já precisa ir para o lixo, os que estão acabando você precisa deixar a sua vista para que você use-os diariamente até acabar. Aproveite para olhar aquilo que faz sentido para você, porque compramos muitos produtos de beleza e quase nunca usamos. 


E a nossa semana de destralhe acabou! Aposto que você vai se sentir muito melhor no final, bem mais leve e organizada com as coisas que realmente importam para vocês. 

O que acharam dessa semana?

You Might Also Like

3 komentar

  1. tenho buscado destralhar em várias áreas também, mas acabo fazendo isso em um ritmo mais lento. e sim, a gente se sente tão mais leve quando vemos os resultados surgindo, é incrível!

    ótimo post, Clara. é um bom método ir separando em partes assim.
    abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
  2. Nossa Clara, eu preciso MUITO destralhar as minhas fotos e arquivos virtuais. Acho que o dia que eu fizer isso vou me sentir até mais leve. Amei o post, me deu uma animada para começar a organizar as coisas por aqui. :)

    ResponderExcluir
  3. O meu problema é não saber o que fazer às coisas que destralhei e não quero mais!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram