O papel da internet na redução da pirataria no Brasil - redação tema Enem

24 fevereiro


Apesar da pirataria ser crime no Brasil, é comum de se encontrar objetos piratas sendo vendidos por preços baixos em "calçadões" dos centros urbanos, os considerados "subempregos"; essa prática aponta problemas sociais vividos pela sociedade brasileira, que têm sido diminuídos com a ascensão da internet como ferramenta de compra e venda.

índice de desemprego se encontra alto no Brasil e a solução para muitos cidadãos é vender pirataria nas ruas para conseguir sustentar suas famílias. Além de crime, os objetos falsificados, em sua maioria, são fabricados através de trabalho escravo ou extremamente precário, por isso os preços baixos. A internet fez com que os índices de pirataria diminuíssem porque deu aos consumidores a facilidade de comprarem produtos originais por preços justos, no conforto de suas casas, o que se tornou muito importante no período de afastamento social vivido pelo mundo em 2020.

As mídias sociais também se transformaram em um excelente meio para que os vendedores de produtos falsificados começassem a produzir e vender os seus próprios produtos em diversas plataformas online, montando seus próprios negócios, como mostra o programa da Globo “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, pessoas completamente falidas que mudaram de vida através de suas empresas que nasceram, incialmente, online.

Visto que a questão de pirataria aponta muitos problemas sociais no Brasil, como o desemprego e os altos valores cobrados pelos produtos, quando se compara com o salário mínimo no país, e que a internet conseguiu além de fixar preços justos aos consumidores, criar milhares de oportunidades aos indivíduos de venderem online; faz-se necessário que os governos estaduais, através de projetos e parcerias com empresas de tecnologias, garantam o acesso à internet para todos os brasileiros, além de ensinarem, através de cursos gratuitos, a como criar negócios, administrá-los para poderem criar empresas através da internet. 

You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram