Como destralhar a sua casa em uma semana e eliminar o excesso na sua vida para se organizar!

25 fevereiro 2021

 Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem! Espero que você esteja tendo um dia muito iluminado, consciente e produtivo. Essas 3 palavras são as que eu escolhi para definir o meu ano de 2021, fazendo isso através do destralhe. 

Eu aprendi sobre o destralhe lendo e estudando mais sobre o minimalismo prático, e isso foi um divisor de águas para mim, porque me fez entender que nós somos acumuladores de coisas inúteis, e que o problema está na hora de encontrar algo útil. 

Quem nunca ficou horas e horas procurando alguma coisa necessária no meio de várias coisas que você nem lembrava que tinha? Eu fazia isso o tempo todo. Poder entender que destralhar significava que eu poderia encontrar as coisas com mais facilidade, poupar trabalho, tempo e, principalmente, estresse; fez com que eu mudasse minha perspectiva e adotasse essa prática na minha vida. 

Só que ainda temos um problema: destralhar tudo.

 É muita coisa, eu sei. Porém, se dividirmos em partes fica mais fácil, e é isso que quero mostrar para vocês. Criei um plano de destralhe para ser praticado durante 7 dias, mas nada que impeça de você fazê-lo durante mais dias ou de 3 em 3 meses, ou de 6 em 6. Lembrando que eu cumpri esse plano antes desse post ir ao ar, e vocês não fazem ideia de como me senti mais leve.

Quanto tempo dedicar?

Eu sinceramente acredito que vocês poderiam dedicar de 1-2 horas por dia, mas isso é com vocês. Se não tiverem esse tempo, vocês podem prolongar durante um mês esse plano e destralhando apenas 30 minutos por dia. Não se prenda a essas pequenas coisas, o importante é fazer e não desistir, porque já aviso: será difícil, mas a recompensa é muito satisfatória.

Dia 1 - Fotos e arquivos digitais

Começando com as fotos. Eu tenho o google fotos e por isso tenho fotos de 2017 inúteis (sabe vídeo do WhatsApp?), principalmente porque na época meu celular baixava tudo que me mandavam, por isso aqui já vai uma dica: 

Tire a opção de baixar automaticamente os arquivos do WhatsApp

 Minhas fotos diminuíram 90% quando fiz isso, e obviamente, significa que meu trabalho de apagá-las diminuiu desde quando fiz isso, porque agora so baixo aquilo que preciso ou quero guardar.  

Se você não tiver google fotos e quiser desocupar memoria, é simples: coloque as fotos em uma pasta no seu computador, comprima e envie por e-mail para você mesmo. Quando você quiser é só buscar no e-mail e baixá-la. Assim você pode salvar memoria do celular, do computador e continuar tendo as fotos por e-mail.

Faça o mesmo com arquivos do seu computador. 

/p>

Dia 2 - Papeis, contas, materiais escolares, agendas, livros, apostilas.

Todo mundo tem uma pilha de papéis velhos para desocupar em casa, principalmente estudantes. Comece com materiais escolares, agendas velhas, canetas, lápis, cadernos; depois desocupe sua bolsa e carteira e depois vá para a parte das contas. 

Nessa hora você precisa ser cuidadosa na hora de jogar fora. As pessoas recomendam guardar contas de 5 anos apenas, mas você pode tirar foto de tudo e arquivar em uma pasta no seu e-mail também para ficar mais fácil de você achar. Quando precisar é só imprimir. 

Na parte de livros e apostilas, desocupe aquilo que você não use e lembre-se de doar para alguém ou para a biblioteca da sua cidade, com certeza pode ser útil para alguém. E lembre-se de ser sincera, nada de "ah, quando eu tiver tempo irei estudar sobre isso", se você quer aprender ou ler algo, comece hoje, não deixe pra " quando tiver tempo", porque esse dia nunca chegará. 

Dia 3 e 4 - roupas 

Eu acho que dois dias é necessário, porque você precisa experimentar todas as suas roupas, ver quais precisam de consertos, quais não te servem mais e isso leva muito tempo. Separe em 3 pilhas, uma que você tem certeza que não quer mais, outra que você tem certeza que quer e uma última com aquelas que você não tem tanta certeza se quer doar.

 E no próximos dias você precisa usar as roupas desta última pilha, pra ter certeza se quer ficar ou não. Separe também as que precisam de conserto e marque um dia para ir na costureira resolver de uma vez. 

Dia 5 - calçados e acessórios

Separe os calçados que te machucam, os que não dá para usar mais, aqueles que você não gosta e doe. Lembre-se de tirar todos e limpá-los também, para você poder guardar tudo limpinho.

Faça a mesma coisa com os acessórios, aquelas bijuterias que estão oxidadas, quebradas, ou que você simplesmente não gosta. E se eu posso te dar uma dica para tudo o que você for comprar, não só acessórios, é: compre coisas boas e originais. Semijoias e coisas de marcas. 

Eu sei que é mais caro, porém vai durar muito tempo, as vezes até uma vida inteira. Você vai ter menos coisas, mas que você sabe que são boas e duradouras. Isso é um princípio do minimalismo que tenho aprendido. Não adianta termos um guarda-roupa cheio se todas as suas roupas estragam na segunda vez que são usadas. 

Dia 6- cozinha 

Nós também guardamos muita tralha na cozinha, então no dia 6 iremos desocupá-la. Isso inclui vasilhas sem tampas, quebradas, alimentos vencidos, panelas estragadas ou inúteis. Tudo mesmo. Retire tudo dos armários e geladeiras, limpe-os e coloque de volta só aquilo que faz sentido para você. Vai dar trabalho, mas vale a pena. 

Dia 7- produtos de beleza e remédios 

E, para fechar com chave de ouro, vamos aproveitar o último dia para limpar maquiagens, cremes, perfumes, maquiagens, sabonetes e remédios. Tudo.

 Os que tiver vencidos já precisa ir para o lixo, os que estão acabando você precisa deixar a sua vista para que você use-os diariamente até acabar. Aproveite para olhar aquilo que faz sentido para você, porque compramos muitos produtos de beleza e quase nunca usamos. 


E a nossa semana de destralhe acabou! Aposto que você vai se sentir muito melhor no final, bem mais leve e organizada com as coisas que realmente importam para vocês. 

O que acharam dessa semana?

2 comentários

  1. tenho buscado destralhar em várias áreas também, mas acabo fazendo isso em um ritmo mais lento. e sim, a gente se sente tão mais leve quando vemos os resultados surgindo, é incrível!

    ótimo post, Clara. é um bom método ir separando em partes assim.
    abraços,
    Any.
    Poetiza-te

    ResponderExcluir
  2. Nossa Clara, eu preciso MUITO destralhar as minhas fotos e arquivos virtuais. Acho que o dia que eu fizer isso vou me sentir até mais leve. Amei o post, me deu uma animada para começar a organizar as coisas por aqui. :)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.