Os efeitos da falta de proteção ambiental na sociedade brasileira- tema redação ENEM

11 janeiro

     

 De acordo com a BBC, em 2018, o Brasil liderou o ranking de países que mais desmatam florestas primárias no mundo, e, até hoje possui dados alarmantes sobre a falta de proteção dos vastos recursos ambientais brasileiros, que vão, a cada dia, sendo mais degradados e ficando cada vez mais escassos. 

       O acelerado desmatamento tem como uma de suas causas a perda da biodiversidade, que inclui todos os seres vivo existentes, os quais perdem seus habitats naturais por causa das ações antrópicas irresponsáveis, que ocorrem, em sua maior parte, pelo não cumprimento da fiscalização do meio ambiente e pela falta de rigidez com as leis ambientais. 

       As consequências atingem mais do que somente as plantas e animais em florestas, chegam até os centros urbanos também. O desmatamento, ao retirar a cobertura vegetal, deixa o solo desprotegido, e, ao chover, fazem com que sedimentos sejam depositados no fundo de rios e lagos , causando o aumento de volume destes, é o que se chama de assoreamento, responsável, em sua maioria, pelas enchentes.

       Visto que a falta de proteção ambiental causa a perda da deslumbrante biodiversidade brasileira e problemas que comprometem o solo, se faz necessário que o Ministério do Meio Ambiente seja rigoroso tanto com a fiscalização e cumprimento das leis, como a punição de crimes ambientais, como rege a constituição de 1988. Para os cidadãos brasileiros que não possuem poder político capaz de ajudar diretamente o meio ambiente, é extremamente preciso que estes cumpram os seus deveres e apoiem ONGs e ativistas ambientais, dando voz àqueles que exigem ações governamentais e que com suas ações e projetos, de certa forma, ajudam a preservar as belezas naturais da pátria amada, Brasil. 

You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram