Os desafios do mercado de trabalho no Brasil contemporâneo- redação tema ENEM 2021

13 março

redação tema enem 2021 desafios do mercado de trabalho no Brasil

 De acordo com a sociologia, a sociedade contemporânea teve seu marco com a Revolução Industrial, que criou novas relações de trabalho e consolidou o capitalismo. Porém, estas relações possuem dificuldades, como a diferença salarial entre gêneros; e o desemprego, que se apresenta perante crises econômicas.

Com o avanço da tecnologia, os profissionais precisaram se adaptar às modernidades, estudando e se especializando para garantir um emprego que sustente suas famílias. Contudo, diante de crises financeiras, algumas empresas precisam cortar gastos, deixando profissionais experientes desempregados. 

De acordo com o IBGE, em 2019, as mulheres ganharam cerca de 77% dos salários masculinos, mesmo representando o grupo de maior escolaridade. Além, é claro, de apresentarem uma dupla jornada de trabalho, visto que a maioria delas precisam cuidar de sua carreira profissional e das atividades domésticas.

Tendo em vista que a Revolução Industrial marcou o início da sociedade contemporânea, e que o novo mercado de trabalho, consolidado através do capitalismo, apresenta diversos problemas que prejudicam os brasileiros; faz-se necessário que o Governo Federal, através do Ministério da Economia, crie projetos que visem a recuperação da economia brasileira e prevenção de novas crises, diminuindo, assim, o desemprego. Além de criar campanhas e leis para garantir que mulheres e homens recebam o mesmo salário, quando ocupados o mesmo cargo, e possuindo o mesmo nível de experiência e escolaridade.

You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram