Carta aberta para 2024: É tempo de desacelerar

02 janeiro

     Olá! Como vão as coisas por aí? Por aqui tudo bem! Todos os anos escrevo uma carta aberta para o próximo ano, espero que essa carta encontre você bem.

    Vamos lá?

Carta aberta para o novo ano de 2024


    Eu não sei o que 2024 tem preparado para nós, eu e você. Esses últimos anos desde a pandemia foram muito diferentes, para não dizer estranhos. Parece que o mundo nunca mais se recuperou, nunca mais voltamos a ser quem éramos.    

    É estranho pensar em como éramos bem menos apegados ao celular, em 4 anos isso mudou tão rápido, ne? Hoje, tudo o que o tiktok nos diz é verdade. Vivemos para ver vídeos de 15 segundos e rir daquilo. Não é estranho como cada vez mais estamos acelerando tudo em nossa vida?

    Não consigo assistir um vídeo no youtube de 5 minutos sem ser no 2x mais. Quero tudo para ontem, como se as coisas fossem se resolver rápido. E mesmo acelerando tudo, ainda parece que falta tempo, como? Se dormimos menos, nossos momentos de lazer são no 2x, horários de almoço cada vez menores, como nos falta tempo?

    Li um comentário em um vídeo, a moça disse: "Na minha época, eu trabalhava e estudava, mas ainda tinha tempo para ver a novela e o jornal todos os dias e ainda bater papo na calçada com os vinhos". Como? Nós nem conhecemos nossos vizinhos mais, quem tem 1 hora do dia para assistir jornal?

    Por que tudo parece que está passando mais rápido que o normal? 

    Ou será que nós que estamos tentando fazer coisas demais? Eis a questão que proponho para 2024. Tentar desacelerar e viver a vida nos mínimos detalhes, aproveitar as coisas lentas e achar graça naquilo que é devagar. 

    Do fundo do meu coração, com toda a sinceridade do mundo, acho que o correto seria limitar as telas das redes sociais. Até hoje não tenho tiktok, e mesmo não tendo, sinto que estou cada vez mais perdendo meu tempo com vídeos de 15 segundos. 

    Eu entendo. Tem dias que só queremos deitar na cama e ver reels, achamos que isso é "não fazer nada" ou descansar. Mas não é! 

    Descansar é esvaziar a cabeça, fazer coisas que relaxam, assistir reels é o oposto disso. Enquanto consumimos esses conteúdos, estamos lotando o nosso cérebro com informações, mais informações do que ele pode processar. O resultado disso? Estresse e cansaço. Sensação de vazio. Vocês não se sentem vazias após perceber que se passaram 40 minutos que vocês estão sentadas no vaso com o celular na mão vendo "tiktoks"? Eu me sinto assim.

    Em 40 minutos dá para bater muito papo com os vizinhos, fazer uma caminhada leve, cozinhar algo gostoso, ou só ler um livro e descansar a cabeça. Mesmo assistir uma série, é melhor do que 40 minutos de redes sociais sem propósito. 



    Precisamos parar de achar que assistir vídeos de 10 segundos nos ajuda a descansar. Se seu objetivo é ver reels, beleza! Não tem problema. Porém, se seu objetivo é descansar, procure coisas que realmente te descansem. 

    Antes, não sobrava tempo para ler a novela (que era em folhetins), então criou-se a novela na televisão. Aí passou a não ter tempo de ver a novela, criou-se as séries que podem ser vistas quando e onde quiserem e tem durações diferentes. Agora, não temos tempo nem para as séries! Só temos tempo para vídeos de 5 segundos.

    Por que está tudo tão depressa assim que não nos sobra tempo para viver?

    É tempo de desacelerar. 

    Dormir bem e o suficiente, para acordar com calma, tomar seu café da manhã com calma, se arrumar com calma e sair de casa com calma. 

    Trabalhar com calma, chegar em casa com calma, jantar com calma, fazer seu afazeres com calma e dormir com calma. Nenhum desses passos na frente do outro. Um de cada vez.

    A ansiedade atrapalha minha mente, assim que acordo já penso no que vou fazer de janta. Planejar é sempre bom, é claro. Mas com calma.

    Precisamos aprender a não atropelar os processos. O mundo está em ebulição e nós estamos com pressa de quê? 

    É só isso que quero para 2024: calma para viver. Sem atropelar os pensamentos, viver mais no presente, fazer mais coisas por mim, sentir que tenho o controle da minha vida.

    Não sentir culpa por descansar e não fazer nada. 

    Indico de coração um vídeo da Bruna sobre isso, os vídeos dela são um acalento ao meu coração, me sinto tão compreendida como nunca. Espero que ajude vocês também:

    Vamos tentar isso juntas? 

    Desejo um excelente 2024 para nós!

    Com carinho, Clara.


You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram