8 Hábitos para um relacionamento saudável

16 janeiro

     Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. Relacionamento é um assunto que possui um significado diferente para cada um. Para mim, se relacionar com alguém pode se resumir a palavra companheirismo. 

    O que eu entendo como relacionamento é você respeitar o outro e tentar fazê-lo feliz. Não, se preocupar em fazer o outro feliz não significa que você se anulará e só viverá pelo seu parceiro, até porque ele estará fazendo o mesmo por você, se for um relacionamento saudável.

    Eu namoro há quase um ano e foi a melhor escolha que fiz. Estamos há um ano e nunca "brigamos feio". Eu já disse coisas que o magoaram e vice-versa, mas nunca brigamos de jogar coisas na cara, gritar ou humilhar o outro. E, sinceramente, para mim é impossível dizer que ama alguém e ficar brigando o tempo todo.

    Bom, pensando nisso, trouxe alguns hábitos que todo relacionamento saudável tem, e se você quer que o seu seja saudável, é melhor aprimorar esses hábitos.

    Vamos lá?

Hábitos de um relacionamento saudável


Escuta

    Um dos maiores problemas que duas pessoas podem enfrentar em um relacionamento, é não escutar o outro. Temos a tendência a querermos sempre estarmos certas e sermos ouvidas, mas isso não nos leva a lugar nenhum. 

    Se você quiser ter um relacionamento saudável, a escuta é o primeiro hábito para se adquirir. Ouvir o outro significa entender os sentimentos do parceiro e entender o porquê das atitudes do outro. Não se esqueça de validar os sentimentos ao escutar.

Se colocar no lugar do outro

    Só se colocando no lugar do outro você vai conseguir entender de verdade o seu parceiro. Talvez, se você estivesse no mesmo lugar, na mesma hora, faria a mesma coisa. 

    Se colocar no lugar significa ser compreensiva, pois cada um possui vivências diferentes, traumas, dificuldades e problemas. Meu namorado lidou e ainda lida com várias situações minhas e é muito compreensivo, simplesmente porque ele entende tudo o que eu vivi e o que me causou. 


Paciência

    Não adianta perder a paciência, gritar, brigar. Isso só vai desgastar seu relacionamento. 

    Tenha paciência, sente e converse. Tudo aquilo que "fizer você perder a paciência" pode ser resolvido em uma simples conversa.

    Outra coisa muito importante, falta de paciência não vai resolver o problema, mas calma vai.


Comunicação

    Comunique sempre.

    Está chateada com algo? Ao invés de fechar a cara, brigar ou tomar qualquer atitude do gênero, converse. 

    Se você começar a atacar, a chance do outro atacar de volta tentando se defender é alta.

    Já fiquei chateada com meu namorado com algumas coisas, só cheguei e conversei com ele normal. Ele se desculpou e a gente se abraçou. Não é muito melhor do que ir dormir brigados?



Confiança

    Sem isso, é impossível ter um relacionamento saudável. 

    Seu relacionamento não pode ser uma prisão, lembre-se disso. 

    Meu namorado fica 3 dias trabalhando em Belo Horizonte, longe de mim. Tenho muito orgulho do emprego que ele tem e por estar conseguindo evoluir no trabalho, mas isso não seria possível se eu não confiasse nele e tentasse "proibir ele".

    Quando chegar a minha vez de formar e arrumar um bom emprego, eu tenho certeza que ele vai me apoiar para qualquer lugar que eu vá e que vamos conseguir resolver como faremos no futuro.



Fazer o outro feliz

    Espero que me entendam. 

    Fazer o outro feliz não significa se excluir para que o outro seja feliz. Afinal, se seu relacionamento for saudável, você nunca irá se excluir de forma alguma. 

    Porém, fazer o outro feliz nos pequenos detalhes tem que ser seu objetivo e o objetivo do seu parceiro. 

    Pequenas coisas fazem meu namorado feliz, como levar um cafezinho enquanto ele trabalha, por exemplo. E eu faço isso com muita alegria. 

    E ele sempre me faz feliz com um agrado ou outro ao longo do dia, como me dar chocolates, por exemplo. São gestos simples que fazem a diferença.


    

Tempo de qualidade

    Não somente porque tempo de qualidade é a minha linguagem de amor, mas também porque são nos momentos vividos que você conhece a pessoa de verdade.

    Eu só comecei a gostar do meu namorado depois que passamos tempo suficiente juntos, não quando ele me levou pra jantar ou fez coisas parecidas. 

    Eu só pude ter certeza que ele era o cara certo pra mim quando vi que ele era o tipo de cara que levantava para os mais velhos no ônibus, que no momento de raiva não descontava em mim, em momentos de tensão ele buscava refugio em mim ao invés de se afastar.

    Tudo isso só pude perceber passando tempo de qualidade com ele.



Companheirismo    

    Para tudo mesmo. 

    Mesmo se for uma tarefa chata, uma consulto, trabalho, ou até mesmo para jogar o lixo fora.

    Companheirismo para mim se trata de você querer estar ao lado da pessoa que ama em todos os momentos da vida, nos bons, ruins e principalmente no cotidiano, realizando as mesmas tarefas sempre. Mas sempre juntos.

    É isso! Para mim, esses são os principais hábitos de um relacionamento saudável e espero que possa inspirar vocês a construírem um relacionamento dos sonhos. 


Com carinho, Clara.


You Might Also Like

1 komentar

  1. Amei o post. Relacionamentos tem fama de serem complicados, mas acho que quando duas pessoas querem a mesma coisa, tudo flui bem. A base é sempre o respeito e eu adoro o tempo de qualidade também, tanto junto quanto separado.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram