10 dicas para criar a rotina perfeita de estudos para o enem 2021 em quarentena

11 março

Olá! Como estão as coisas por aí? Por aqui tudo bem. Março começou trazendo um choque de realidade sobre a volta às aulas, vestibulares decisivos no final do ano e isso me fez agir, para organizar a rotina e dar conta de fazer tudo. Esse é meu último ano do ensino médio e espero de coração passar para o curso que eu quero, e, por isso, tenho me dedicado muito, principalmente para o ENEM.

Eu sei que o ENEM pode ser um tanto confuso para muitos estudantes, além de trazer ansiedade. Porém, eu acredito que com uma boa rotina e disciplina, conseguiremos estudar para o que precisamos e ainda aproveitar esse momento. Lembre-se, estudar não é tudo, manter um rotina alimentar e praticar atividades físicas é muito importante, além de outras coisas também. Leia esses 16 hábitos para você manter sua rotina saudável e positiva. 

Pensando nisso, trouxe 10 dicas que são cruciais se você for um estudante que está se preparando para os vestibulares no final do ano, principalmente para o ENEM. 

Vamos lá?

Como criar uma rotina para estudar para o enem 2021

Tenha um ambiente de estudos

Isso é importante para fazer com que seu corpo entenda que quando você sentar naquele mesmo ambiente na mesma hora do dia vai fazer com que ele entenda que você vai estudar e precisa de foco. Nosso corpo é assim, para virar rotina ele precisa se acostumar todos os dias a mesma coisa. 

Baixe o cronograma gratuito para o ENEM

Descubra seu horário mais produtivo

Tem pessoas que são mais produtivas de manhã bem cedo, e outras de noite bem tarde. Isso é normal, você só precisa identificar seu período de maior produtividade e usá-lo para estudar. E aqui vale a mesma dica anterior, todos os dias àquele horário você vai sentar e estudar, até seu corpo entender e virar rotina. 

Defina metas

Quantas matérias você quer estudar? Quantas horas por dia? Quantos exercícios quer fazer? Ter isso em mente te ajuda a ter clareza do que você precisa fazer para alcançar essas metas. Não seja muito dura consigo mesma, adota metas tranquilas, inicialmente, e depois vá aumentando o grau de dificuldade, até você estabelecer metas fixas para a semana. 

Separe os materiais que você irá usar

Quais apostilas você irá seguir? Quais materiais? Isso é muito importante, porque você precisa ter em mente quais os materiais irão te ajudar, e você precisa se manter focada neles. Não adianta pegar muito materiais e dissipar seu foco. Selecione os melhores materiais e mantenha-se focada neles.

Já fiz um post sobre sites para você estudar para o Enem de graça.

Sites para estudar para o Enem de graça

Crie um cronograma semanal

Organização é extremamente importante! Se você não tiver um cronograma do que você irá estudar durante a semana, o dia passará e você não estudará nada. Faça um cronograma especificando o que você vai estudar em cada dia da semana. 

Você pode fazer um calendário mensal, ou semanal, ou até diário. Porém, você precisa ter SEMPRE o conteúdo que você vai estudar preparado no dia anterior, não deixe para o dia em questão que você for estudar, mas antes. 

Para criar um cronograma de estudos perfeito você precisa ter em mente duas coisas:

Seus horários: Você tem o dia todo para estudar ou só uma parte? Separa o horário fixo que você vai estudar e permaneça focado durante aquele tempo.

Matérias que você tem mais dificuldade ou precisa forcar mais: se você quer um curso na área de humanas, precisa focar mais nessas matérias, mas se você já é muito bom em história e péssima em sociologia, precisa deixar um tempinho a mais para sociologia, porém não deixe de estudar as matérias que você tem facilidade.

Faça pausas

Eu sou muito fã da técnica Pomodoro para estudar durante 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos e após 4 vezes, você faz uma pausa de 10 minutos. Nas minhas pequenas pausas eu costumo levantar, guardar alguma coisa que está fora do lugar, beber uma água; e nas maiores eu vejo uma série, ou um vídeo no Youtube. Você pode fazer o que for melhor para você. O importante é se manter focado durante o tempo que você estabelecer, eu recomendo de 25-30 minutos. 

Utilize métodos de estudos 

Não ache que só assistir vídeo aula vai fazer você entender a matéria. Você precisa fixá-la. 

Resumos: o que eu mais utilizo e o que mais faz sentido pra mim, principalmente alguns dias antes dos vestibulares e provas, pois posso pegar os resumos e ver no que preciso lembrar para fazer a prova. Não precisa ser resumo cheio de desenhos os lettering, você só precisa de uma folha de papel e uma caneta. E você poder fazer resumos digitados também.

Lembre-se de resumir de verdade, o maior erro dos estudantes ao fazerem resumos é colocar informações desnecessárias e acabar esquecendo das importantes. 

Mapa mental: Não utilizo muito mas sei que muitos estudantes preferem, teste esse método e veja se ele combina com você, se não, teste outros, não tem problema!

Faça exercícios

Junto com os resumos, é o que mais funciona pra mim. Após assistir uma vídeo aula, eu faço os resumos e logo em seguida eu faço uma lista de exercícios sobre a matéria (só procurar no Google) e assim eu consigo entender o que é mais importante em cada matéria, aí eu vou nos meus resumos e destaco essas informações. E, se não tiver no meu resumo, eu aproveito para colocar.

Lembre-se de fazer exercícios de vestibulares, porque vai te preparar melhor.

Faça simulados

No post de sites para estudar para o Enem gratuitos têm vários sites que te dão a possibilidade de fazer simulados Enem. É só digitar no Google, ou você pode fazer as provas dos aos anteriores também. Mas lembre-se que essa etapa é muito importante para você se acostumar com o Enem, cronometrar o tempo que você leva para fazer a prova (você só tem 3 minutos na prova do Enem). Então aposte em simulados, pelo menos um por semana. 

Faça redações

Se comprometa em fazer pelo menos uma por semana, se você não tiver um professor, peça alguém para corrigi-la para você, seus pais ou até seus colegas de turma. Veja dicas de redação, temas atuais, esteja sempre ligado aos professores de redação, porque eles ajudam muito. 

Eh isto! Espero que essas 10 dicas de como estudar para o ENEM sejam muito importantes e que ajudem, se tiverem alguma sugestão, os comentários estão abertos para vocês! 

Com carinho, Clara.

You Might Also Like

0 komentar

Tecnologia do Blogger.

Siga no Instagram